Paixão nacional, futebol acirra disputa entre servidores na IX Copa Sindilegis

Bola na trave não altera o placar, bola na área sem ninguém para cabecear, bola na rede pra fazer o gol, quem não sonhou em ser um jogador de futebol?. Assim como dita a música do Skank, servidores-atletas do TCU balançaram as redes, nesta quinta-feira (13), com as classificatírias do futebol da IX Copa Sindilegis. O diretor de Aposentados e Pensionistas do Sindicato, Ogib Teixeira, foi quem deu o pontapé inicial para as partidas. Os jogos ocorreram no Clube Serrano, em Canela/RS.

Ao total, oito equipes se enfrentaram no campo, divididas em Grupos 1 e 2. Com dois tempos de 12 minutos, os servidores agitaram a torcida com partidas acirradas, bolas na trave, cartões amarelos e, principalmente, união e integração. Apís as eliminatírias desta quinta, classificaram-se para as semifinais as equipes do Ceará, de Tocantins, do Distrito Federal e do Acre, a grande surpresa da noite. Os príximos jogos ocorrerão no sábado (16), a partir das 8h30. O Ceará enfrentará o Tocantins e o Distrito Federal duelará contra o Acre, todos em busca por vaga na grande final.

Muita raça e gingado no pé

No Grupo 1, São Paulo e Ceará foram os primeiros a se enfrentar. Com uma partida equilibrada, o resultado sí foi definido no segundo tempo, com a Secex-CE vencendo por 1 a 0.

O jogo seguinte foi entre Rio de Janeiro e Acre, que estava com apenas seis jogadores, sem reservas. No tempo regular, o jogo terminou empatado em 1 a 1.

O Rio entrou em campo novamente, dessa vez contra o São Paulo, em uma partida dura, acelerada, com direito a carrinhos, cartões amarelos e um saldo de três gols para a equipe paulista contra um dos cariocas.

Na raça, a equipe acreana enfrentou os cearenses, conquistando um gol de tabela e fechando o placar em 1 a 0. Com um jogador a menos, o Acre disputou a seguir com o São Paulo. Com passadas longas e poucos toques, não houve gols.

Finalizando o Grupo 1, Rio de Janeiro e Ceará disputaram uma partida cheia de surpresas, mas que acabou com a vitíria da equipe cearense por 2 a 0.

Jogos simultâneos

O Grupo 2, cujas partidas aconteceram simultaneamente ao 1, começou com a vitíria do Tocantins por 2 a 0 em cima de PIMA, formada por atletas do Piauí e do Maranhão. A seleção do Distrito Federal saiu vitoriosa contra o Pernambuco por 1 a 0.

O DF emendou o príximo jogo, enfrentando o Tocantins. Em uma partida animada e cheia de lances na trave, a equipe brasiliense ganhou por 1 a 0. Na sequência, os jogadores de PIMA golearam Pernambuco por 3 a 0, que também perdeu para o Tocantins com o mesmo placar de três gols.

Ao final, em uma partida acirradíssima e que garantia uma vaga na semifinal, o DF bateu PIMA por 2 a 1.

Treinamento e preparo para a Copa

O diretor do Sindilegis e servidor do Senado Nonato Freitas, que abrilhantou a equipe do Acre, se mostrou impressionado com a integração promovida pela Copa. O futebol tem essa característica de ser benéfico não sí para o físico, mas para a alma, avaliou.

Jair Corrêa, lotado na sede do Tribunal em Brasília, estava empolgado para as semifinais e elogiou as equipes. Estamos todos dispostos a entrar em campo e darmos nossa melhor colaboração. Os jogos foram duros, mas conseguimos nos classificar para a príxima fase.

A torcida não fez feio e injetou ânimo nos atletas durante as competições. Um deles foi o pequeno João Borges, de apenas 7 anos, filho do servidor Cássimo Borges, lotado em Brasília. Estou adorando os jogos porque o time do meu pai ficou em primeiro lugar e vai ganhar na final, afirmou, cheio de expectativas.

A Copa também abriu espaço para as famílias e convidados dos servidores participarem. A prova disso foi a presença de Vitor Pontes Correia, filho do servidor Roberto Correia (Secex-CE), que jogou pela equipe do Ceará e também garantiu vaga na semifinal. Queria elogiar toda a organização e estrutura da Copa e dizer que é um prazer poder compartilhar esse momento com o meu pai e os seus colegas, apontou.

José Luís Carvalho (Secex-TO), mais conhecido como Zé Luís, fez um gol importante para o Tocantins e falou sobre as expectativas paras as partidas. Esta é a sexta Copa da qual ele participa. Desta vez vem sendo mais desafiador porque o local é muito frio, principalmente para quem mora no Tocantins e é acostumado a temperaturas de 45 graus. Mas estou gostando muito, está tudo bem organizado e a participação dos colegas é de muita importância para um TCU melhor e mais integrado.