Rádio Senado completa 17 anos de atuação

A Rádio Senado completou 17 anos nesta quarta-feira (29). Criada em 1997 pelo senador José Sarney, então presidente do Senado, a rádio começou retransmitindo as sessões plenárias, as comissões e as atividades do presidente e dos senadores.

Hoje, além de Brasília, a Rádio Senado está presente em mais sete capitais. No ar 24 horas, inclusive nos finais de semana, tem programação que inclui ainda especiais de cultura e jornalismo. A utilidade pública também tem espaço importante na rádio, com informações sobre eventos culturais, saúde e direitos do consumidor.

– Muitas vezes o público pensa que o senador só está trabalhando quando ele está discursando no plenário. E na verdade o senado tem todo um trabalho por exemplo nas comissões, onde são discutidas as matérias inclusive através de encontros com especialistas, de audiências públicas que são feitas para ouvir a sociedade – explica o diretor Ivan Godoy.

Ao longo dos anos, a Rádio Senado tem dado sua contribuição à transparência, ao levar à população todas as discussões e projetos votados na Casa, que têm repercussão na vida dos brasileiros. Dentre as coberturas jornalísticas da emissora, destacam-se ainda as cerimônias de posse dos senadores e dos presidentes da República, as eleições municipais e gerais e também os eventos do Mercosul.

O engenheiro de telecomunicações Aldo Bernardes, que participou da implantação da Rádio Senado, destaca momentos marcantes nesses 17 anos de história:

– Na posse houve uma mobilização muito boa e aquilo foi um sucesso marcante. Uma segunda ocasião foram as eleições. E tem o projeto de expansão das emissoras em FM nas capitais. Para este ano, por exemplo, já deve ser concretizado para as cidades do Rio de Janeiro, São Luís, com contrato assinado, Maceió, Campo Grande e Boa Vista.

A Rádio Senado pode ser sintonizada em Brasília (91,7 MHz), Natal (106,9 MHz), Cuiabá (102,5 MHz), Fortaleza (103,3 MHz), Rio Branco (100,9 MHz), Manaus (106,9 MHz), Teresina (104,5 MHz) e João Pessoa (106,5 MHz). Os áudios dos programas também ficam disponíveis na internet após a transmissão do programa.

Compartilhe:

Veja também: