Salve o Dia Nacional do Auditor de Controle Externo!

Nosso país vivencia um dos seus momentos mais difíceis, com profunda crise fiscal e restrição orçamentária forte, que impactam fortemente na quantidade e qualidade dos serviços públicos postos à disposição de nossos cidadãos.

Nesse momento de crise, a contribuição do controle externo para a melhoria da eficiência do estado é essencial, reforçando, mais ainda, a importância estratégica da carreira de Auditor Federal de Controle Externo.

Há muito, os desafios da carreira de controle externo extrapolaram as tradicionais análises sobre a legalidade e legitimidade dos gastos; ultrapassaram as outrora inovadoras auditorias de desempenho; e avançaram para o exame de grande massa de dados e uso intensivo de TI.

Mas, a atual conjuntura exige ir além.

Mais uma vez, obriga que a carreira se reinvente e que, além do exercício das importantes competências já destacadas, contribua – com a plena independência que sempre a caracterizou – para o fortalecimento da democracia, para a estabilidade econômica e para a melhoria da administração pública, tornando-a mais eficiente e capaz de oferecer à sociedade serviços públicos que diminuam as desigualdades sociais e regionais que assolam o pais.

Por isso, nesse dia 27 de abril, Dia Nacional do Auditor de Controle Externo, o Sindilegis parabeniza a todos os Auditores Federais de Controle Externo, ao mesmo tempo que, alia-se aos mesmos na luta pela valorização e dignidade da carreira e garantia de sua independência funcional.

SALVE O DIA NACIONAL DO AUDITOR DE CONTROLE EXTERNO!