Se for pra comemorar, que tudo termine em pizza

Sindilegis Mais oferece descontos imperdíveis nos preços das pizzas tradicionais da Fratello Uno Pizzaria

A tradicional é de margherita, mas tem para todos os gostos. Pode ser somente para matar a fome ou ter um momento de descontração ao lado da família e amigos, mas o importante é que tenha pizza. O dia Nacional da pizza é celebrado nesta sexta-feira (10) e o Sindilegis resolveu entrar na brincadeira e oferecer um desconto especial para os filiados comemorarem a data com a Fratello Uno Pizzaria.  As pizzas tradicionais sairão com 10% de desconto e, para ficar ainda melhor, o Sindilegis te dará mais R$20.

A ação acontece por meio da plataforma Sindilegis Mais e, para participar e garantir um dia da pizza saboroso, o filiado precisa acessar o site (mais.sindilegis.org.br) e gerar o voucher dos descontos. Feito isso, basta entrar em contato com a pizzaria e realizar o pedido. A Fratello Uno está localizada na 103 Sul e na 109 Norte.

O Dia da pizza é uma data comemorada no Brasil e foi instituído em 1985 após um concurso realizado em São Paulo que elegeu as 10 melhores pizzarias da cidade.

 

Curiosidades sobre a Pizza

A origem da pizza é questionável.

A pizza como é feita hoje (com molho de tomate, muçarela e outros recheios) surgiu em Nápoles, na Itália, por volta do ano 1.520. Porém, há relatos que, bem antes disso, no século 6 a.C, os soldados assavam um pão achatado em seus escudos. O que gera certa controvérsia em relação a origem da pizza.

A pizzaria mais antiga do mundo.

A Pizzaria mais antiga do mundo está em Nápoles, na Itália, chamada Antica Pizzeria Port’Alba, fundada em 1830. E quem quiser experimentar, ainda tem essa possibilidade. A pizzaria funciona até hoje.

Nem sempre teve molho de tomate na pizza.

Atualmente, pra muitos, o molho de tomate é essencial pra que se tenha uma boa pizza. A união entre massa e molho é perfeita. Porém, nem sempre foi assim. Antes do século XVI não era comum molho nas pizzas, até porque era difícil encontrar tomate na Europa. Só depois o molho de tomate se popularizou.

Pizza como base da alimentação

Pizza é muito bom, mas pode não fazer muito bem para a saúde consumi-la todos os dias. Mas para os Italianos isso não era problema. Durante o século XIX, a pizza era na Itália a base da alimentação das pessoas.  Por lá, a pizza estava presente no café da manhã, almoço e jantar.

Você acha que come muita pizza?

Somente nos Estados Unidos, estipula-se que são vendidas 350 fatias de pizza a cada segundo. No Brasil, segundo dados da Associação Pizzarias Unidas do Estado de São Paulo, somente na cidade de São Paulo, 572 mil pizzas são consumidas diariamente. A cidade brasileira só perde para Nova Iorque.

Primeiro pedido de pizza online.

O primeiro pedido on-line de pizza já registrado foi o de uma pizza de pepperoni.

A primeira vez que escreveram sobre pizza.

O termo “pizza” apareceu pela primeira vez em um texto latino na cidade de Gaeta em 997 AC. O texto conta que uma determinada pessoa devia a outra pessoa “duodecim pizze” ou traduzindo, doze pizzas.

O dia em que as pessoas mais comem pizza no mundo.

Os sábados são os dias preferidos no mundo inteiro das pessoas pedirem pizza, segundo pesquisa realizada pela ECD Food Service.

Os países que mais pedem pizza.

Segundo a mesma pesquisa, os países que mais comem pizza são: Estado Unidos, pois 95% dos americanos comem pizza regularmente. O segundo lugar está o Brasil, que produz mais de 1 milhão de pizzas por dia. Em terceiro lugar, ficam os franceses. Estima-se que comem em média 5 quilos de pizza por ano. O ranking segue com a Itália em quarto e em quinto pela Austrália.

Marguerita é um sabor real.

A famosa pizza de margherita foi criada pelo também famoso pizzaiolo Raffaele Esposito – considerado o pai da pizza moderna.
No final do século XIX, Esposito foi incumbido de criar três versões originais de sabores de pizzas para a rainha Margherita de Sabóia e o rei Umberto I. Uma de suas pizzas foi inspirada nas cores da bandeira italiana (verde, branca e vermelha) – a de margherita. O verde é representado pelo manjericão, o branco pelo queijo e o vermelho pelo tomate.

“Acabar em pizza”.

A expressão “Acabar em Pizza” vem da década de 1960 e tem ligações com o futebol. O Palmeiras, tradicional time italiano de São Paulo, passava por uma crise e os cartolas do clube se reuniram para uma conversa que durou mais de 14 horas. Depois da longa conversa, todos foram até uma pizzaria e pediram 18 pizzas. O jornalista Milton Peruzzi, que acompanhava o caso, escreveu no dia seguinte uma matéria para a Gazeta Esportiva com o título: “Crise do Palmeiras termina em pizza“. O termo se popularizou e deu origem à a expressão: “Acabar em pizza”.

 

Compartilhe:

Veja também: