Senado é o grande campeão da 2Ìâå» Taça Natal Solidário Sindilegis

A final da 2Ìâå» Taça de Futebol Natal Solidário Sindilegis, realizada neste domingo (10), foi eletrizante e o jogo, bastante disputado. Os times do TCU e do Senado Federal foram os grandes finalistas do campeonato, que contou também com o time do Sindilegis. O último jogo, como não poderia deixar de ser, foi recheado de lances perigosos, muitas faltas e, claro, muitos gols.

O primeiro tempo foi bem equilibrado e terminou com um gol para cada lado. Já o segundo tempo foi disputado minuto a minuto. Logo nos 15 primeiros, o time do Senado acertou dois gols na rede do TCU, desempatando o jogo e ficando à frente da disputa. Não deu outra: o clima esquentou, e muito, entre os dois times.

A zaga do Senado estava bem alinhada e não deixava o TCU finalizar o passe. Mas, aos 30 minutos, os jogadores do Tribunal conseguiram uma brecha e fizeram o segundo gol, diminuindo a diferença. A reação animou os jogadores da reserva do TCU, que fizeram de tudo para incentivar os colegas dentro de campo. Era tudo ou nada para marcar mais um gol e conseguir o empate.

Mas, como o futebol é uma caixinha de surpresas, o Senado não se abalou com a torcida adversária e acabou marcando mais um gol, deixando o placar em 4×2. Mesmo assim, o time do TCU não perdeu as esperanças e, no último minuto de jogo, conseguiu fazer mais um gol. O tempo foi curto e o Senado acabou sagrando-se campeão da 2Ìâå» Taça Natal Solidário Sindilegis com placar final de 4×3.

O treinador do time do Senado e funcionário da Assefe, Gilson Onofre, comemorou a vitíria do time, que superou todas as expectativas. Nosso time já é de veteranos e não é fácil jogar com o pessoal mais novo do TCU. Mas conseguimos passar por todas as adversidades desse campeonato e conquistar o primeiro lugar, disse.

O jogador do TCU e servidor do Tribunal Marcelo Xavier disse que o time poderia ter feito mais modificações durante o jogo para aproveitar melhor os jogadores e tentar reverter o placar, mas admitiu que o Senado mereceu a vitíria. Eles foram muito valentes durante todo o jogo. O primeiro lugar foi mais que merecido.

Para o diretor do Sindilegis Alison Souza, é uma alegria para o Sindicato patrocinar pela segunda vez o evento, já tradicional entre os colegas: Como o nome do torneio já diz, trata-se de uma ação de solidariedade junto a famílias menos favorecidas. Além do Sindilegis, os príprios jogadores contribuem pessoalmente para a ação. Devemos ser discretos quando ajudamos, é fato, mas aqui estamos apenas fazendo a nossa obrigação, e é assim que encaramos essa iniciativa.

As equipes conseguiram arrecadar cerca de 1 tonelada de alimentos. Além do segundo lugar conquistado, o time do TCU foi o campeão solidário: a equipe foi a que mais arrecadou doações para instituições de caridade, grande objetivo da competição, como conta o organizador do evento e servidor do TCU, Renato Arrochella.

A importância maior da Taça é o ato de solidariedade. As festas natalinas estão chegando e, com elas, esse espírito de solidariedade. Essa foi a ideia inicial, de não sí fazer um torneio de futebol que envolvesse as três Casas,  mas que também tivesse um plano de fundo social, ajudando as pessoas que necessitam. E o apoio do Sindilegis foi essencial para que todo esse campeonato pudesse ser realizado.

Doações

Toda a doação arrecadada foi entregue ao Comitê de Solidariedade dos Servidores do TCU, que trabalha com diversas instituições carentes de Brasília. A presidente do Comitê, Tânia Passos, falou sobre a importância das doações para essas instituições e lembrou que qualquer pessoa também pode doar. Campanhas como essa, realizadas pelos servidores do TCU, da Câmara e do Senado e pelo Sindilegis, são fundamentais porque a necessidade de doações para famílias e crianças carentes é grande e a quantidade de doações é bem menor. Por isso, além das campanhas, é importante que as pessoas doem também.

Quem quiser doar, basta entrar em contato com o Comitê, pelo e-mail [email protected].

Confira aqui todas as fotos da final.

Veja quem marcou gol na final:

Senado

11 – Luciano Moreira – marcou duas vezes