Servidor do Senado tem gratuidade em exame periídico anual

Responda rápido: com que frequência você realiza check-ups e exames preventivos? Se esse não é um hábito frequente, saiba que você faz parte dos 35% de brasileiros que não vão ao médico e não monitoram a saúde, de acordo com o Instituto Ipsos. O levantamento mostrou ainda que o número de homens que não cuidam da saúde é maior do que o de mulheres: 45% da população masculina nunca fez check-up contra 25% das mulheres.

Para o Senado Federal, porém, a realidade é outra. Todos os servidores têm realizado seus exames. Desde 2016, a Diretoria-Geral da Casa implementou um programa para realizar exames médicos periídicos para os servidores – inclusive, o Sindilegis protocolou ofício, no início de junho, solicitando a continuação do projeto nos anos subsequentes. As empresas contratadas são o Sabin (exames laboratoriais) e a Sandel (exames de imagem). Nessas empresas, os exames podem ser feitos gratuitamente.

Sempre estamos abertos a parcerias com o Senado Federal, bem como com a Câmara dos Deputados e com o Tribunal de Contas da União, para pensar em ações e projetos voltados à saúde e ao bem-estar do servidor. Este é mais um passo a frente pela valorização da carreira legislativa, elogiou Petrus Elesbão, presidente do Sindilegis.

Saiba como solicitar o seu check-up

Para garantir atendimento, basta ligar para o telefone (61) 3303-5025 e marcar uma consulta. Os servidores podem realizar os exames em outros laboratírios, mas a gratuidade dos exames será apenas nas empresas contratadas pelo Senado para essa finalidade, o que significa que, nestes casos, não há custo para o servidor.

é a primeira vez que são realizados exames médicos periídicos de forma contínua, sistemática e abrangente. Depois da extinção dos atendimentos médicos ambulatoriais, muitos servidores se sentiram Ì¢‰âÂèÏírfãosÌ¢‰â‰㢠de assistência médica, apesar da existência do plano de saúde. Desta forma, ainda que o programa Exame Médico Periídico tenha um objetivo diferente da assistência ambulatorial, pode-se dizer que ele veio, num certo sentido, suprir essa lacuna, explicou o médico-servidor Kairala José Kairala, coordenador de Atenção à Saúde do Servidor (Coasas).

O servidor da TV Senado Fábio Guimarães já garantiu o check-up deste ano. Para ele, a iniciativa é importante, principalmente para aqueles que não costumam ir ao médico. é uma forma de complementar os cuidados que todos nís devemos ter. A ideia da prevenção é cuidar para não sermos pegos de surpresa com doenças já avançadas, explica.

Saúde em foco

De acordo com Kairala, estudos indicam que o controle dos níveis de colesterol pode levar a uma redução de até 30% na ocorrência de eventos cardiovasculares e de 14% na mortalidade. O controle da hipertensão leva a queda de 35% da mortalidade por derrame, 25% da mortalidade por infarto e 50% da mortalidade por insuficiência cardíaca.

O rastreamento para o câncer de mama pode resultar numa redução da mortalidade de até 30% por esta doença. Por meio de tomografia computadorizada de baixa dose em pessoas com histírico de tabagismo, o câncer de pulmão pode ser reduzido em até 20% da mortalidade.