Simpósio “Arquivistas: tecnologias e legislação” celebra 40 anos de regulamentação da profissão

O objetivo é congregar diversas instituições brasileiras na discussão de temas que envolvem o exercício do serviço e as teorias que a fundamentam

Na tarde desta segunda-feira (15), servidores do Senado Federal e da Câmara dos Deputados e profissionais renomados da área de Arquivologia e Tecnologia da Informação participaram do simpósio “Arquivistas: tecnologias e legislação”, que ocorreu durante todo o dia, no auditório Nereu Ramos, no Anexo II da Câmara dos Deputados. O Sindilegis apoiou o evento, diante da importância da categoria para os trabalhos do Congresso Nacional.

O arquivista da Câmara e diretor interinstitucional do Sindilegis, Bruno Menezes, afirma que a ação é de extrema relevância para o reconhecimento da profissão. “Um evento envolvendo toda comunidade arquivista brasileira é para ser celebrado. Juntar profissionais dos arquivos da Câmara dos Deputados, do Senado Federal, Supremo Tribunal Federal e da Universidade de Brasília demonstra a importância para toda a sociedade. Lembrando que sem esses profissionais não é possível o acesso à informação nos órgãos públicos. E sem o pleno acesso à informação compromete o exercício da democracia” concluiu.

A semana, sob o tema geral “profissão e disciplina: conquistas e desafios”, conta ainda com o apoio da Câmara Legislativa do Distrito Federal, do Tribunal de Contas da União, do Superior Tribunal de Justiça, do Fórum Nacional das Associações de Arquivologia (FNARQ) e da Reunião Brasileira de Ensino e Pesquisa em Arquivologia (Reparq). O objetivo é congregar diversas instituições brasileiras na discussão de temas que envolvem o exercício da profissão e as teorias que a fundamentam.

Sob a bandeira da Semana dos Arquivistas, estão congregados seis eventos: Arquivologia UnB nos 40 anos da Profissão de Arquivista (Coordenação do Curso de Arquivologia da Universidade de Brasília); III Encontro de Gestão de Documentos, Informação e Memória do GDF (Arquivo Público do DF); Lançamento do Centro de Memória Digital do TJDFT; Seminário Preservação da memória e transparência ativa no mundo digital (STM); I Fórum de profissionais de Arquivo e Protocolo da e Visita Guiada ao Arquivo do STF.

Para conhecer toda a programação da Semana Comemorativa basta acessar o hotsite http://www.senado.leg.br/senado/hotsites/40Arq/index.htm.