Sindilegis, Alesfe e Senado premiam vencedores do aplicativo VisitApp

O concurso foi criado para tornar a visitação ao Congresso Nacional mais interativa e acessível à sociedade. Três propostas foram selecionadas

QR code que dá acesso a várias informações dentro do Congresso, visita virtual com imagens em 360 graus e audioguia para os deficientes visuais. Esses são apenas alguns dos recursos do aplicativo que venceu o Desafio VisitApp, idealizado pelo Senado Federal e lançado em junho durante a Campus Party (evento anual de inovação tecnológica no Brasil).

A premiação dos três vencedores ocorreu nesta quarta-feira (5), na Diretoria-Geral da Casa, e contou com a presença da Diretora-Geral, Ilana Trombka, que presidiu a cerimônia, do presidente do Sindilegis, Petrus Elesbão, e de membros do Prodasen, da Secretaria de Comunicação do Senado e da Secretaria de Relações Públicas.

Os prêmios do Desafio foram doados pelo Sindicato e pela Alesfe. Segundo Petrus, o apoio se justifica porque já faz parte da agenda de ações do Sindilegis apoiar iniciativas que sejam boas para o servidor, o Senado e a sociedade. “É preciso acompanhar a modernização e a inovação que o mundo exige. E estender a visitação de um dos órgãos mais importantes do Brasil é de fundamental importância”, apontou.

Segundo Ilana, o desafio faz parte dos marcos de gestão e inovação que o Senado tem buscado ao longo dos anos, visando uma melhoria contínua dos serviços da Casa. Por isso, disse, a relevância de criar ambientes criativos: “Precisamos nos comunicar, nos relacionar na linguagem que hoje as pessoas usam, e por isso fomos buscá-los para nos ajudar a traduzir tudo o que o Senado é e representa para o Brasil”.

Vencedores
O programador Bruno Guerreiro de Carvalho, de São Paulo, foi o vencedor do Desafio Visitapp e recebeu R$ 15 mil pelo primeiro lugar. Para desenvolver o aplicativo “Visite o Congresso Nacional”, disponível na Apple Store e na Google Play, Bruno e seu colega Felipe Gallo Barreira aproveitaram vários conteúdos disponíveis nos sites do Senado e da Câmara. “A ideia do aplicativo é facilitar a visitação”, disse Bruno. O aplicativo oferece um passeio virtual, com imagens em 360 graus, por vários ambientes do Congresso, sempre com audioguia.

O segundo lugar ficou com Daniel Ferreira de Souza, de Brasília, que recebeu um notebook Alienware Dell 17 5R, patrocinado pela Alesfe. O aplicativo “Visite o Congresso”, que ficou em segundo lugar, permite uma visita virtual ao Congresso, além de fornecer conteúdo multimídia por meio de QR Codes: “Nosso objetivo era trazer a mesma experiência não só para aquela pessoa que visita o Congresso pessoalmente, mas também virtualmente”, explica Daniel.

O aplicativo “VisitApp 3e60”, de Anesio Neto, do Rio de Janeiro, foi classificado em terceiro lugar, com um prêmio no valor de R$ 5 mil, dado pelo Sindilegis; Anesio foi representado na cerimônia por Leonardo Araújo. Segundo ele, o objetivo foi permitir que pessoas fora de Brasília pudessem conhecer o Congresso Nacional por meio de óculos de realidade virtual e um celular: “Nosso foco inicial foi trabalhar mais a parte de realidade virtual com passeio virtual, até criando uma variação do Túnel do Tempo”.

Com informações da Agência Senado