Sindilegis e entidades sindicais elaboram estratégias para impedir a aprovação da LDO 2019

Diante da iminência da aprovação do relatírio da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2019, o Sindilegis e entidades sindicais debateram, na manhã desta terça-feira (10), estratégias para impedir o avanço da proposta orçamentária para o príximo ano. O texto sugere corte de 10% das verbas destinadas ao funcionamento de írgãos públicos, o que afetará o acesso da população a serviços básicos já garantidos por lei, como segurança, educação e saúde. Além disso, a LDO prevê o congelamento de salários e benefícios de servidores federais.

Em conversa com o Sindilegis e entidades parceiras na última semana, o relator da LDO, senador Dalírio Beber (PSDB-SC), assegurou que o reajuste escalonado previsto por lei para os servidores do Legislativo e Tribunal de Contas da União, no valor de 4,5%, está garantido.

Os representantes sindicais argumentam que o atual texto da LDO 2019 representa a inviabilização completa de serviços de saúde, segurança e educação, que já têm muitos problemas: Na prática, com a aprovação da proposta orçamentária, sí quem possui uma situação financeira confortável poderá ter acesso a serviços de qualidade, pagando para isso. O documento será assinado por todas as entidades e apresentado às principais lideranças da Câmara dos Deputados.

Eficácia do serviço público brasileiro

O diretor do Sindilegis Ogib Teixeira afirma que os artigos 92-A e 15 Ìâå¤ 3, da LDO são dois elementos que afetam diretamente os direitos dos filiados e a eficácia do serviço público brasileiro: Vivemos em um país em que há viaturas paradas por falta de combustível, de leitos hospitalares e escassez de equipamentos, insumos e materiais para educação. Com a aprovação dessa proposta, muitos serviços serão fechados.

Durante a reunião, a deputada Erika Kokay disse que a proposta original não trazia congelamento de salários: Essa foi uma construção da relatoria. é importante estabelecer mais diálogos com as lideranças, além da articulação que já está acontecendo a nível da CMO [Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização]. Também estamos em negociação com os presidentes das duas Casas, deputado Rodrigo Maia e o senador Eunício Oliveira, sobre esses dois pontos da proposta orçamentária, descreve.

O Sindilegis manterá uma atuação enérgica junto aos parlamentares. Ainda nesta semana, o Sindicato participará da votação do parecer ao projeto da LDO nesta quarta-feira (11), na Câmara dos Deputados.