Sindilegis ilumina sua sede em referência ao Outubro Rosa

Sindicato segue exemplo de Órgãos do Legislativo e endossa campanha sobre prevenção do câncer de mama

Todos os anos, durante o mês de Outubro, os prédios da Câmara dos Deputados e do Senado Federal ganham iluminação especial em referência à campanha “Outubro Rosa”.  Este ano, seguindo o exemplo das Casas que representa, o Sindilegis iluminou a sua sede desde a quinta-feira (11) de cor de rosa. O prédio está localizado na 610 sul, em Brasília. As diretoras Fátima Mosqueira e Magda Helena conduziram o acendimento das luzes.

As diretoras Fátima Mosqueira e Magda Helena endossam a luta do Sindilegis em prol da prevenção ao câncer de mama

Além disso, o Sindilegis divulgará matérias sobre a importância da conscientização para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, com histórias de servidoras que já passaram por essa situação e agora são exemplos para outras mulheres.

A campanha nasceu na década de 90, nos Estados Unidos, com o intuito de promover a conscientização a respeito dos exames preventivos. A data é celebrada anualmente, pautando o assunto e possibilitando discussões a respeito da prevenção e do tratamento do câncer de mama, o tipo mais incidente entre as mulheres brasileiras. Segundo dados do Instituo Nacional do Câncer (INCA), foram estimados 59.700 casos novos para 2019.

A diretora de Benefícios, Fátima Mosqueira, ressaltou a importância os exames preventivos: “A prevenção e o controle da doença, por meio do exame da mamografia, é essencial pois quando o câncer é diagnosticado precocemente as chances de cura chegam a 95%”.

Magda Helena, diretora Parlamentar, pontuou a necessidade de mais políticas públicas que permitam o acesso de mulheres em situação de vulnerabilidade à medicina preventiva. “A falta de informação somada à dificuldade em fazer exames em algumas regiões do país gera um alto índice de mortalidade que poderia ser evitado”, refletiu.

Além da iluminação especial, o Sindilegis tem realizado uma série de ações voltadas para a campanha, bem como o apoio à iniciativas realizadas no Congresso e no TCU.