Sindilegis participa do I Fírum de Comunicação nos Legislativos Brasileiros

Durante os dias 16, 17 e 18 de setembro, profissionais e acadêmicos das mais diversas áreas da comunicação, como assessores de imprensa, analistas de marketing, jornalistas, publicitários, relações públicas, radialistas e especialistas em mídias sociais, se reuniram para a primeira edição do Fórum de Comunicação nos Legislativos Brasileiros. O Fórum é organizado pela Associação dos Profissionais de Comunicação Social do Senado Federal (COMSEFE), em parceria com o Sindilegis, e contou com a participação de comunicadores do Senado, da Câmara dos Deputados, do TCU, de Assembleias Legislativas, de Tribunais de Contas Estaduais e Municipais e de Câmaras Municipais de todo o País.

Durante os três dias de programação, foram elencados diversos temas direcionados para os mais de 30 mil profissionais de comunicação que atuam nas Casas Legislativas brasileiras. O evento, que aconteceu no Auditório Petrônio Portela do Senado Federal, discutiu questões inovadoras e as principais tendências do setor, além de apresentar soluções de sucesso das Casas Legislativas, o que possibilitou a viabilização de parcerias entre elas.

“O crescimento das instituições só é possível quando há uma comunicação desenvolvida, seja do Senado, da Câmara ou de qualquer outra Casa”, afirmou o vice-presidente do Sindilegis para o Senado, Petrus Elesbão, durante a abertura oficial do evento. Ele destacou ainda a participação e o apoio do Sindicato em eventos dessa grandeza e com objetivos “tão nobres e bem traçados”.

Dentro da programação, os participantes tiveram a oportunidade de presenciar debates sobre temas que circundam o Legislativo Brasileiro como: As estruturas organizacionais na Comunicação; Jornais e Agências de Notícias; Internet e Mídias Sociais; Publicidade de Marketing; Rádios; As emissoras de TV; Relações Públicas, Ombudsman e Cerimonial; além dos debates e da reunião de encaminhamento de propostas para o avanço do segmento.

O presidente da Comsefe, César Augusto Resende, destacou que o Fórum visa também a compreensão funcional do Parlamento e como a comunicação age diante dessa logística. “Isso porque a função da comunicação pública é atender o cidadão”, declarou.

Segundo a organização do Fórum, o objetivo foi tratar e encontrar possíveis soluções para problemas como a inexistência de mecanismos institucionalizados que permitam a troca de experiências entre os profissionais de comunicação que atuam nas diferentes instâncias do Poder Legislativo no Brasil, além de dar a devida importância aos mecanismos de comunicação em desenvolvimento e investigar as diferentes concepções sobre a gestão dos processos de comunicação nas diferentes instâncias legislativas.

“O povo a cada vez tem questionado dentro do Senado. Por isso é de extrema importância que temas como estes [elencados no Fórum] sejam debatidos como um primeiro passo na construção de uma comunicação democrática no Legislativo”, ponderou o membro do Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional, David Emerich.

Dentre os palestrantes e painelistas, estavam o secretário de Comunicação Social da Câmara dos Deputados, Cleber Verde; o presidente da Associação das Emissoras de Rádio e Televisão Legislativas, Sérgio Luis Figueireido; o presidente da Federação Nacional de Jornalistas, Celso Schorder; a diretora da Secretaria de Comunicação Social do Senado, Virginia Malheiros; a coordenadora do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, Bia Barbosa; o conselheiro do Conselho de Comunicação do Congresso Nacional, David Emerich; dentre outros nomes de destaque na comunicação do Legislativo brasileiro.

 

Compartilhe:

Veja também: