Sindilegis promove releitura histórica e joga luz sobre as origens da violência contra a mulher do Brasil

Carta da princesa Leopoldina, em que ela relata seu drama vivido com Dom Pedro I, é o ponto de partida para uma série de ações que serão realizadas no mês da mulher

Em campanha institucional de conscientização criada para o Sindilegis, a agência Cálix resgatou um importante personagem na história brasileira para demonstrar que a violência contra a mulher, um problema que atinge milhões de famílias no Brasil, não é recente.

Para abordar o assunto, a peça publicitária realizou uma reinterpretação dos escritos da princesa Leopoldina, jovem esposa de D. Pedro I que, durante anos, sofreu com a infidelidade e as agressões físicas cometidas pelo imperador.

“Evoluímos muito pouco no que diz respeito à proteção, à equidade e à garantia de direitos das mulheres. Essa campanha mostra isso e alerta para a urgência de criarmos mecanismos capazes de dar um fim a esse comportamento. Precisamos olhar para a nossa história com coragem e aprender com ela.”, diz Alison Souza, presidente do Sindilegis, que também é historiador.

Desde 2018 que o Sindilegis tem abordado de forma contundente os temas relacionados aos interesses das mulheres. As ações anteriores, inclusive, foram reconhecidas em premiações nacionais e internacionais. “Os sindicatos precisam atuar não só pela categoria, mas por toda sociedade, por todos os brasileiros e brasileiras. Temos que participar da construção de um país melhor e isso passa por nos posicionar diante de temas sensíveis.”, completa Alison.

Assista ao vídeo:

SOBRE O FILME

O comercial usa técnicas de dramatização teatral para reproduzir os acontecimentos das cartas da princesa, tendo, como trilha sonora, músicas de Marcos Portugal (1762-1830) e Tomás Antônio Gonzaga (1744-1810), compositores renomados e populares na época. As peças gráficas e de internet mostram, lado a lado, mulheres do século 19 e da atualidade, ambas vítimas da violência doméstica, enfatizando que essa realidade precisa acabar.

DIVULGAÇÃO

Além da veiculação em mídias online, com o objetivo de informar à população sobre a violência da mulher, a estratégia utilizada na campanha foi uma combinação de veiculação nas duas maiores emissoras – TV Globo e TV Record, para gerar uma maior cobertura junto ao público-alvo.

As peças de divulgação também serão espalhadas pela cidade de maneira out of home. A campanha poderá ser visualizada em pontos de ônibus, telões e no Aeroporto JK.

Confira as peças da campanha no Instagram do Sindilegis (@oficialsindilegis):

PARCERIAS

Sob o comando geral da Cálix, a direção visual ficou a cargo da produtora Ça Va Art, enquanto o trabalho de áudio foi de responsabilidade do estúdio Ritmika Audio Arts, ambos de São Paulo. O grupo Metrópoles e a JC Decaux também embarcaram no projeto como apoiadores. Todos as empresas envolvidas participaram da concepção da campanha de forma voluntária, cabendo ao Sindilegis apenas a reprodução das peças necessárias.