Sindilegis recebe, em nova sede, encerramento do Programa Jovem Senador

 

Estudantes de 27 estados e do DF foram beneficiados no Programa do Senado Federal, que possibilitou aos jovens entenderem o funcionamento do Congresso Nacional

O Sindilegis abriu as portas da sua nova sede e realizou, na noite desta quinta-feira (22), o encerramento do 8°Programa Jovem Senador, do Senado Federal. A festa, em comemoração ao sucesso do programa, reuniu os 27 alunos, que viveram a simulação de um mandato como senadores nos últimos cinco dias, junto aos seus professores. Em uma noite animada, regada à pizza e muita música, os alunos puderam se despedir dos amigos que fizeram durante a jornada e encerrar uma semana de aprendizado.

Representando o Estado de São Paulo, o estudante Matheus Moura, segundo colocado no concurso de redação, era um dos mais entusiasmados e agradeceu ao programa por possibilitar a convivência com os outros colegas: “O mais divertido é a possibilidade de se relacionar com jovens de outros estados. Cada um com uma ideia brilhante, com jeito e costumes diferentes”.

Empolgado com os momentos que viveu e com a sensação de que chegara ao fim, ele pede: “Que continuem fortalecendo esse projeto, pois muitos outros jovens merecem estar onde estou agora. Adquirindo conhecimento, vivendo uma experiência até há pouco inimaginável, conhecendo pessoas incríveis e sendo parte da política nacional. É um presente para nós, jovens.”


Diante da atmosfera de euforia e muita diversão, uma das organizadoras do programa, Márcia Youkiko, falou sobre o programa. “Fazemos tudo com toda dedicação e carinho. Esse foi um dos projetos que mais gostei de trabalhar e o mais importante é que dá frutos, que são os jovens.” Além disso, agradeceu ao Sindilegis pelo apoio. “O Sindilegis possibilita que tudo isso aconteça. Essa festa linda, essa confraternização é muito importante para eles. O Sindicato é muito importante para o programa, nos abre as portas para construir uma consolidação política e desenvolver o senso crítico desses jovens. Queremos com o programa construir uma educação para a cidadania, e o Sindilegis nos ajuda nesse trabalho”.

Com a consciência de quem teve a melhor redação do país, Lanielle de Sá Andrade, estudante do 3° ano, também aproveitou o momento de confraternização e irá levar para o Piauí os bons momentos que viveu. “Saio daqui diferente, sem dúvidas. Foi uma experiência maravilhosa e não esperava viver tudo o que passei aqui. Foi mágico entender como funciona o processo de trabalho dentro do Congresso Nacional. Tudo isso me fez enxergar muito além do que tinha possibilidade. Os jovens precisam se inteirar mais da política, aumentar a sua participação e exercer, de fato, o seu papel de cidadão. E o programa nos traz essa consciência”, afirmou.

A pista de dança continuava cheia e a animação não cessava. Enquanto observava os jovens que, empolgados, faziam fotos e vídeos para as redes sociais, o professor de Língua Portuguesa, Eudson Cruz, falou da responsabilidade que esses estudantes assumem. “Os alunos voltam para as suas cidades com uma grande responsabilidade, que é incentivar os outros da escola a produzir, a entender a importância da educação e, assim, criar uma atmosfera de competição saudável dentro da escola. Porque da mesma maneira que eles chegaram até aqui, os demais alunos são capazes também”, afirmou.

Compartilhe:

Veja também: