Sindilegis reúne filiados e Pró-TCU para esclarecer reajuste do plano de saúde

Sindicato irá dispor de uma equipe de consultores que auxiliarão servidores a escolher a melhor opção de plano para cada situação

A partir de uma iniciativa do Sindilegis, servidores se reuniram, na tarde desta quinta-feira (9), com coordenadores do Pró-TCU para sanar dúvidas sobre o reajuste do plano. Também participaram da reunião representantes das associações da ASAP-TCU, Auditar e ASTCU.

O reajuste de 29,68% foi implementado em março deste ano para todos os planos da Amil. Não haverá mais um aumento da mensalidade em junho. O Pró-TCU, em negociação com a Amil, conseguiu um reajuste menor para os planos com coparticipação. No caso desses planos, especificamente, a partir do dia 1º de junho o valor do reajuste será reduzido para 20,20%. Os valores da coparticipação (que são procedimentos como consultas e exames, por exemplo) sofrerão o aumento a partir de 1º de junho de 2019.

De acordo com Adriano César Amorim, presidente do Pró-TCU e secretário-adjunto da Segedam, uma série de fatores foi preponderante para realizar o reajuste, como a sinistralidade e a inflação médica, por exemplo: “Após fazer inúmeros cálculos, decidimos trabalhar com foco para diminuir a sinistralidade (diferença entre aquilo que a operadora arrecada e o quanto custa). Imaginem: teve mês que essa diferença de custos foi de 104%. Ou seja: o que pagamos não está dando pra custear a despesa. Queremos ajudar o servidor a escolher o plano que melhor se adequa a ele, em relação ao uso de co-participação”, disse.

De acordo com o vice-presidente do Sindilegis Alison Souza, o Sindicato está disposto a entrar em contato com operadoras e investigar a fundo a situação, mas quer, em primeira mão, ouvir do servidor o que se pode fazer para solucionar os problemas relacionados ao uso e à despesa do Plano: “Entendemos que, se nada for feito, vamos terminar sem assistência a longo prazo”, disse.

Uma das soluções levantadas durante a reunião foi a necessidade de oferecer ao servidor um especialista que seja possa auxiliar na escolha de um melhor plano para cada tipo de situação. O presidente do Sindilegis, Petrus Elesbão, irá dispor em breve uma equipe de consultores em saúde para auxiliar servidores fazer a opção e, assim, evitar qualquer gasto desnecessário: “O Sindicato está ao lado do filiado e, por mais que o reajuste seja inevitável, vamos fazer de tudo para atender da melhor forma os nossos servidores”, disse.

Compartilhe:

Veja também: