“Sindilegis tem nosso apoio, protegendo servidores e dando tranquilidade para a sociedade”, diz Alcolumbre sobre Reformas Administrativas

Em audiência com dirigentes do Sindilegis nesta terça, presidente do Senado atendeu ao pedido do sindicato para participar do processo de discussão das reformas administrativas do Senado e do Governo Federal

Em audiência com o presidente Petrus Elesbão e os vices Alison Souza e Paulo Cezar nesta terça-feira (22), o presidente do Senado, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), atendeu ao pedido do Sindilegis para participar das discussões e contribuir na construção das reformas administrativas do Senado e do Governo Federal. “Tem o nosso apoio e a gente espera contar muito com o apoio do Sindilegis nesse longo debate, na construção dessa matéria importante para o Brasil, protegendo os servidores e dando tranquilidade para a sociedade brasileira”, afirmou Alcolumbre.

Na reunião, que contou ainda com a participação do senador Weverton Rocha (PDT-MA), dirigentes do sindicato apresentaram aos parlamentares as preocupações com a proposta que muda as regras da Administração Pública, bem como com a recém-anunciada intenção de propor uma nova reforma administrativa para o Senado.

Entre os pontos de alerta apresentados pelo Sindilegis durante o encontro estão a flexibilização da estabilidade, o que pode causar o enfraquecimento das instituições públicas e o aumento da corrupção; o excesso de poder concedido ao presidente da República para extinguir cargos e órgãos públicos, em detrimento das competências do Legislativo; a manipulação dos números do serviço público brasileiro; e a inclusão do princípio da subsidiariedade, que submete o Estado à iniciativa privada, contrariando o espírito original da Constituição Federal.

“Nada é tão bom que não possa ser aperfeiçoado. Temos que caminhar sempre em direção à excelência. Mas não é isso o que está sendo posto pelo Governo no texto apresentado. Nada do que foi proposto contribuirá com o aperfeiçoamento do Estado. Pelo contrário. Precisamos impedir que os serviços públicos prestados à população sejam deliberadamente precarizados”, afirmou Petrus.

O presidente Davi Alcolumbre se comprometeu a abrir um diálogo franco e aberto com os servidores em relação a reforma administrativa e, endossado pelo senador Weverton Rocha, defendeu a participação do Sindilegis nas discussões e disse que espera contar com o apoio do sindicato dos servidores do Poder Legislativo.

“Obtivemos do presidente do Senado o compromisso de incluir o Sindilegis no debate como representantes dos servidores efetivos e comissionados. Estamos prontos para colaborar no que for necessário para que as reformas administrativas que estão sendo propostas possam, de fato, transformar para melhor o Estado Brasileiro e os serviços públicos prestados à população. Para isso, precisamos de um texto honesto, justo e inteligente”, defendeu Alison Souza.