Sindilegis torna-se signatário da campanha “Contas públicas são da nossa conta”

Ideia é que entidades de todas as esferas possam se unir e trabalhar em eventos, ações e projetos que buscam aproximar a população do controle social

Nesta quinta-feira (28), o Sindilegis deu mais um passo na luta por um controle social mais agregador e eficiente. O vice-presidente, Alison Souza, assinou, em nome da instituição, a adesão à campanha “Contas públicas são da nossa conta”, iniciativa promovida pela Associação dos Ministros e Conselheiros de Tribunais de Contas (Audicon). O ato de lançamento ocorreu no plenário 19 do Senado Federal.

Além do Sindilegis, outras entidades também aderiram ao movimento, como a Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasi (ANTC) e a Associação Nacional do Ministério Público de. Contas (AMPCON), bem como a Câmara Municipal de Jundiaí.

O objetivo é que a campanha possa unir entidades na construção de atos, eventos e congressos para ampliar o interesse o envolvimento do cidadão brasileiro com os processos de contas públicas no Brasil. A campanha pode ser acessada por meio do portal: www.contaspublicasdanossaconta.com.br.

Na ocasião, Souza comunicou que o Tribunal de Contas da União tem utilizado a tecnologia como ferramenta e ponte para trabalhar em projetos com essa finalidade, como o Sistema e-TCE, que tem por objeto a instauração, a tramitação e a autuação de processos de tomada de contas especial (TCE): “Com certeza é um tema que estará em nossa pauta para 2020; precisamos e vamos trabalhar para aproximar a população cada vez mais desse papel fiscalizador”.

Palestras de peso

Para abrilhantar o evento de lançamento, duas palestras foram ministradas e transmitidas ao vivo pela TV Senado. A primeira teve como foco os “Desafios das contas públicas municipais no Brasil” e, a segunda, “Expectativas da Reforma do Pacto Federativo”. Para assistir ao debate, é só clicar no link aqui: https://www.facebook.com/contaspublicasaodanossaconta/videos/2698635256865923/