Sindilegis une corais da Câmara, do Senado e do TCU em apresentação única

Concerto “Três Casas e Canções”, realizado em 31 de outubro, reuniu 120 coralistas que encantaram público na Chapelaria do Congresso Nacional

Poderia ser só mais uma quarta-feira comum, mas os servidores que encerraram o expediente às 18h no dia 31 de outubro e circulavam pela Chapelaria do Congresso Nacional puderam desfrutar do concerto Três Casas e Canções, organizado pelo Sindilegis.

A apresentação, que foi realizada no Salão Branco, reuniu, pela primeira vez, os corais das Casas legislativas e do Tribunal de Contas da União, formados por servidores. No total, mais de 120 coralistas cantaram para um público que lotou o espaço adornado pela obra “Alumbramento” da artista Marianne Peretti.

O presidente do Sindilegis, Petrus Elesbão, destacou o comprometimento do Sindicato em apoiar os corais ao longo dos anos. “O incentivo à música faz parte da política do Sindilegis em apoiar os talentos dos servidores, além de entender que a música é um alimento para o espírito”.

O concerto foi composto por quatro atos. Primeiro, os corais se apresentaram individualmente, finalizando com o momento catártico em que as equipes, em uníssono, encantaram a plateia composta por autoridades das Casas, servidores, convidados e transeuntes. O vice-presidente do Sindilegis Paulo Cezar Alves e o diretor Hélder Azevedo prestigiaram o evento na companhia do presidente Petrus Elesbão.

Entre os presentes estiveram o diretor da Secretaria de Gestão de Pessoas do Senado, Paulo Meira, o coordenador-geral da SEGEP, Henrique Cardoso, o secretário-geral de Administração do TCU, Carlos Roberto Caixeta, e o chefe da Assessoria Técnica da Diretoria-Geral da Câmara, Jules Michelet Pereira Queiroz e Silva. O senador reeleito Paulo Paim (PT-RS) e a deputada eleita Greyce Elias (AVANTE-MG) também prestigiaram o concerto.

Os responsáveis por liderar os ensaios para o concerto foram os próprios regentes dos corais, a maestrina Glicínia Mendes e os maestros Deyvison Miranda e Antônio Sarazate. Entrevistada pelo Sindilegis, Glícinia se disse encantada com a oportunidade de unir os coros. “O trabalho de canto coral é como o de lapidação da alma. Sempre procuramos dar o nosso melhor em nossas apresentações”, explicou.

Sarazate enalteceu a iniciativa do Sindicato em promover o concerto. “O Sindilegis é um antigo apoiador dos coros e esse tipo de ação promove a cultura e deve ser louvado”, pontuou. Deyvison Miranda destacou o teor democrático do repertório. “A seleção das músicas incluiu não apenas os regentes, mas também os coralistas”, disse.
Depoimentos dos músicos
A servidora aposentada da taquigrafia do Senado Federal Adorília Batista já canta na equipe há dois anos. Neste período, conta que viveu experiências fantásticas, como se apresentar em Viena em 2017. Apesar disso, ela conta que o concerto realizado foi especial: “É a primeira oportunidade que temos de estar com colegas das outras Casas e essa troca de experiências é fantástica”.
O clima de união também conquistou os componentes do coral da Câmara. O servidor Vinicius Alvelino Alcântara trabalha no departamento de comissões da Casa e canta no coral desde abril. “Apesar de estar no coro há pouco tempo eu já tenho, no meu primeiro ano, a oportunidade de cantar com outros dois corais tão distintos. O Sindilegis está de parabéns por reunir essas equipes para compartilharem experiência”, explicou.

Lindalva Gusmão, servidora aposentada do TCU, faz parte do coral desde a sua fundação. “Estou lá há mais de 10 anos e agradeço ao Sindilegis por ser sempre um incentivador. O Sindicato está de parabéns por unir, em torno do canto coral, as equipes das três Casas. Fico feliz de estar aqui e me apresentar e ajudar a promover a valorização dos servidores que estão na ativa”, finalizou.

Repertório democrático
O coral da Câmara abriu a apresentação com a canção sacra “Cantate Domino”, de Giuseppe Pitoni e encerrou com o clássico “Xaxado” de Luiz Gonzaga e Hervê Cordovil.

O coro do Senado começou o seu ato com a música “Três Boleros Românticos” de Osvaldo Ferrés, Consuelo Velásques e Alberto Domingues, e finalizou com a composição “Vatapá” de Dorival Caymmi.

“Andança” de Paulinho tapajós, Edmundo Souto e Danilo Caymmi foi a canção escolhida para abrir o repertório do coral do TCU que finalizou com um poutpourri de Adoniram Barbosa, com as clássicas “Samba do Arnesto” e “Tiro ao Álvaro”.
Para o Concerto Três Casas e Canções, a música “Va Pensiero”, da ópera Aida, de Giuseppe Verdi foi o número inicial. A seguir, foi apresentada “Gloria”, de Vivaldi e, por último, “Hallellujah”, de George Friderick Haendel.