TCU é considerada a melhor instituição pública para se trabalhar

Em 2013, Tribunal obteve o quarto lugar na pesquisa. Este ano, está no topo do ranking, realizado pela Guia Você S/A

Pelo segundo ano consecutivo, o Tribunal de Contas da União é premiado na edição do Guia Melhores Empresas para Você Trabalhar 2014. Este ano, porém, o Tribunal recebeu a premiação máxima na categoria e foi eleita a melhor instituição pública para se trabalhar. O anúncio ocorreu na noite da última quarta-feira (8), em São Paulo. Em 2013, ela esteve entre as cinco melhores.

A pesquisa avaliou as melhores instituições no setor público e, para medir o desempenho, considerou o índice de Felicidade no Trabalho, composto pelo índice de Qualidade do Ambiente de Trabalho (70%) e o índice da Qualidade da Gestão de Pessoas (30%).  O índice que afere a Qualidade do Ambiente de Trabalho é formado por dados relativos à visão do servidor sobre a instituição. Já o que mede a Qualidade da Gestão de Pessoas é composto por dados relativos ao que a instituição oferece aos seus servidores.

Segundo o vice-presidente do Sindilegis para o TCU, Eduardo Dodd, ser considerada a melhor instituição pública para se trabalhar é uma vitória para todos, pois mostra que os esforços empreendidos não foram em vão. “Essa conquista mostra que o Sindicato tem se empenhado muito, em conjunto com as associações que representam os servidores, para tentar acolher os anseios da categoria. Por isso, temos todos os motivos para comemorar e nos orgulhar”, revela Dodd.

Foram analisadas, ao todo, 348 empresas, incluindo 17 órgãos e instituições públicas. Desse total, 184 foram pré-classificadas e receberam visitas técnicas da equipe de jornalistas da revista. O guia traz as empresas que mais investem – e alcançam resultados – na satisfação e na motivação de seus colaboradores.

O presidente do TCU, ministro Augusto Nardes, foi até o evento receber a premiação e parabenizou todos os servidores pela conquista. Além disso, destacou que a participação de cada um é fundamental para o alcance dos resultados e para a construção de um clima organizacional positivo. “Todo esse empenho agora é reconhecido ao recebermos esse prêmio”, enalteceu. Em breve, o guia será distribuído para todas as unidades.

Pesquisa

A 18ª edição do Guia Você S/A é resultado da maior pesquisa sobre clima organizacional realizada no país. Além disso, foi considerado uma das principais referências em carreira e finanças pessoais. A cada ano, elabora estudo e detalhada pesquisa, em parceria com a Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo (FIA/USP).