TCU premia ganhadores do Quiz de Normas em Auditoria

Competição, que foi mais uma vez apoiada pelo Sindilegis, buscou testar conhecimentos acerca de auditoria fiscal, segurança da informação e novas soluções

Um jogo de perguntas e respostas para testar e aprimorar o conhecimento de servidores públicos do Tribunal de Contas da União sobre auditoria fiscal. Este é o Quiz de Normas em Auditoria do TCU, que ocorreu durante todo o mês de outubro e premiou, nesta quinta-feira (8), os vencedores da edição 2018. Com o apoio do Sindilegis, o evento divulgou os resultados das Regionais e da Sede/TCU e quem foram os cinco primeiros colocados de cada categoria. Confira abaixo a relação de todos os vencedores.

“Já inventaram a roda” foi o tema desse ano, que avaliou participantes em questões que versam sobre o Código de Ética do TCU e sobre as Normas e Padrões em auditoria. O Quiz é realizado pela internet e foi dividido em duas fases: a classificatória, entre 1º e 22 de outubro; e a eliminatória, que aconteceu entre os dias 26 e 29 de outubro. Foram 15 questões objetivas compostas por quatro alternativas. Cada participante teve até 75 minutos corridos para completá-lo.
O vice-presidente do Sindilegis para o TCU, Paulo Martins, representou o Sindicato na cerimônia de premiação e enfatizou a importância do Quiz para atualização profissional de servidores do Tribunal: “O jogo é uma forma descontraída e lúdica de revisar normas de auditoria e relembrar conhecimentos específicos para a realização de um trabalho de excelência”.

A primeira colocada da categoria da sede, Cristiane Mendes de Moraes, que está prestes a se aposentar, gabaritou toda a prova e foi pega de surpresa com o resultado: “Para mim é uma honra ganhar. Tenho 24 anos de Tribunal e fico muito emocionada de fechar esse ciclo com chave de ouro”, destaca.

Salvatore Palumbo, um dos responsáveis pelo Quiz, ressalta que, a partir do momento que o servidor participa do jogo, ele aprende normas que não conhecia e tem a oportunidade de incorporá-las no seu trabalho: “A auditoria que um servidor vai fazer depois de se aprofundar nas normas vai ser diferente da auditoria realizada antes de participar do Quiz. Com o jogo, ele aprende detalhes significativos que fazem a diferença na hora de realizar o seu trabalho”.
O Quiz em Auditoria teve 314 inscritos, sendo que 148 se classificaram para a final. Os servidores que ficaram nas cinco primeiras colocações foram premiados, respectivamente, com R$ 1.200, R$ 800, R$ 600, R$ 400 e R$ 250.

Os cinco vencedores nas unidades técnicas sediadas em Brasília foram:
1º Cristiane Mendes de Moraes – Secex Defesa
2º Juliana Pontes Monteiro de Carvalho – Gabinete do Ministro Vital do Rêgo
3º Vinicius Zacarias Madela – Secex Administração
4º Simone Servato Ferreira – Secex Saúde
5º Claudia Regina Bezerra Jordao – Gabinete do Ministro Vital do Rêgo
Vencedores das unidades técnicas do TCU nos Estados:
1º Izaias Gomes de Oliveira – Secex Acre
2º Luiz Geraldo Santos Wolmer – Secex Pernambuco
3º Jose Arimathea Valente Neto – Secex Rio Grande do Norte
4º Niselky de Ávila Gordin – Secex Mato Grosso do Sul
5º Rafael Estefano Crispim – Secex Mato Grosso do Sul

As unidades técnicas de melhor desempenho coletivo também foram reconhecidas e premiadas com recursos para serem utilizados em festas de confraternização, num total de R$ 6.000.

Unidades sediadas em Brasília premiadas:
1º Gabinete do Ministro Vital do Rêgo
2º Secex Defesa
3º Secex Administração
Unidades sediadas nos Estados premiadas:
1º Secex Acre
2º Secex Mato Grosso do Sul