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Tire suas dúvidas sobre o novo serviço odontológico do Sindilegis, Hapvida

FAQ – PERGUNTAS FREQUENTES – HAPVIDA +ODONTO

SUMÁRIO

O que é a Hapvida – Perguntas 1, 2, 10, 11 e 16;

Quem pode utilizar – Perguntas 4, 8, 9 e 18;

Como utilizar – Perguntas 5, 6, 12, 14 e 15;

Prazos e carências – Perguntas 1, 8 e 13;

Como fica a Odontolegis – Perguntas 3, 7 e 17.

1) O que é a Hapvida?

É o novo serviço odontológico oferecido pelo Sindilegis aos seus filiados* e dependentes**. A Hapvida atualmente é a segunda maior operadora de saúde do País, com 40 anos de experiência e mais de 5 mil dentistas credenciados em todos os estados brasileiros. Por meio da parceria com o Sindilegis, os servidores sindicalizados terão a sua disposição, sem custo adicional, um plano feito sob medida para atendê-los, baseado no que há de melhor no mercado, com cobertura nacional e mais de 200 procedimentos*** gratuitos.

*Gratuito e sem carência para filiados até o dia 6 de outubro de 2019 (aniversário de 31 anos do Sindilegis) ou novos filiados até o dia 31 de outubro (mês do servidor). Filiados após esse prazo deverão cumprir 90 dias de carência.

**Gratuito e sem carência para os dependentes dos filiados até o dia 31 de outubro, desde que solicitem a adesão até o dia 30 de dezembro de 2019. Após esse prazo será necessário cumprir 90 dias de carência.

***Clique aqui para conferir a lista de procedimentos realizados gratuitamente. 

2) Quais são as principais vantagens da Hapvida?

  • Experiência: segunda maior operadora de saúde do Brasil, com mais de 40 anos no mercado;
  • Praticidade e segurança: cobertura nacional, com mais de 5 mil dentistas credenciados em todos os estados brasileiros, possibilitando atendimento próximo à residência ou mesmo durante uma viagem; 
  • Comodidade: carteirinha virtual no site e aplicativo no celular ou tablet, onde é possível consultar a rede credenciada, marcar consultas e acompanhar o prontuário médico, permitindo que os profissionais responsáveis pelo tratamento tenham acesso ao histórico do paciente. 

3) A Odontolegis será substituída pela Hapvida?

Não. A Hapvida passará a administrar a Odontolegis, que será reinaugurada em breve como uma das clínicas disponíveis da rede credenciada. Além dos procedimentos realizados atualmente, o foco da Odontolegis será oferecer serviços estéticos e de alto custo com os melhores preços do mercado. Os filiados e seus dependentes poderão optar pelo tratamento na Odontolegis ou em outra clínica conveniada à Hapvida.

4) Quem tem direito ao benefício? 

Todos os filiados ao Sindilegis e seus dependentes* têm direito ao benefício odontológico. No entanto, os servidores sindicalizados até o dia 31 outubro de 2019 e os dependentes que aderirem aos serviço após solicitação do titular até o dia 30 de dezembro de 2019 estão isentos do cumprimento de carência. Após esse prazo será necessário cumprir 90 dias de carência.

*Dependentes que poderão utilizar o benefício gratuitamente: 

  • Cônjuge ou companheiro(a);
  • Filho(a) não emancipado(a) até 21 anos ou 24, se estiver estudando;
  • Dependente no Imposto de Renda;
  • Dependente por decisão judicial.

5) O que é necessário fazer para utilizar?

O atendimento pela rede credenciada da Hapvida estará disponível a partir do dia 28 de outubro de 2019 – Dia do Servidor. Para utilizar, é necessário entrar em contato com o Sindilegis para atualizar os dados cadastrais* e solicitar a adesão do filiado e de seus dependentes. Após o procedimento, o filiado receberá, até o dia 25/10/19, um código individual para ele e cada um de seus dependentes para cadastro no site/aplicativo da Hapvida, onde será possível acessar a carteirinha virtual e consultar a rede credenciada, marcar consultas e muito mais.

Atenção! Fique atento aos prazos para filiação e solicitação de adesão dos dependentes para não precisar cumprir carência de 90 dias para a utilização do benefício (conferir pergunta 1).

Canais de atendimento:

Telefone: 3214-7300/7315/7316/7324

Whatsapp: (61) 99932-9245

E-mail: [email protected]

Formulário online para adesão/recadastramento: Clique aqui!

*Será necessário envio de documentos para autenticação. 

6) Como funcionarão as marcações de consulta?

Após a atualização cadastral e adesão ao benefício pelos canais de atendimento disponibilizados pelo Sindilegis (conferir pergunta 5) , o filiado e seus dependentes irão receber um código individual para cadastrar login e gerar uma senha que lhe permitirão acessar uma área exclusiva no site e aplicativo da Hapvida. Lá o filiado terá acesso à rede credenciada, bem como à agenda dos dentistas de seu interesse e poderá marcar e remarcar consultas, tudo ao alcance de um clique, com praticidade e conforto. Caso prefira, também é possível solicitar a carteirinha e o guia impresso* com a rede credenciada e agendar consultas normalmente pelo telefone. 

*Prazo para recebimento de até 30 dias na sede ou postos de atendimento do Sindilegis. 

7) Como ficará meu tratamento atual na Odontolegis?

A Hapvida passará a administrar a Odontolegis, que será reinaugurada em breve (consultar pergunta 3). Contudo, após a reabertura, será necessária uma avaliação com os novos dentistas para definir se haverá necessidade de algum procedimento ou exame para dar continuidade ao tratamento. Também será possível optar por dar continuidade ao tratamento em outra clínica credenciada. A Hapvida conta com mais de 5 mil dentistas em todo o País.  

8) Os dependentes também poderão utilizar o benefício? Se sim, até que grau de parentesco?

Sim. Poderão aderir ao serviço gratuitamente após solicitação do filiado os seguintes dependentes, mediante comprovação*:

  • Cônjuge ou companheiro(a);
  • Filho(a) não emancipado(a) até 21 anos ou 24, se estiver estudando;
  • Dependente no Imposto de Renda;
  • Dependente por decisão judicial.

No entanto, é importante ficar atento aos prazos para filiação e solicitação de adesão dos dependentes para fins de carência

  • Sem carência: filiados até o dia 31 de outubro de 2019 e seus dependentes que aderirem aos serviço após solicitação do titular até o dia 30 de dezembro de 2019.
  • Carência de 90 dias: dependentes de filiados que aderirem aos serviço após o dia 30 de dezembro de 2019, bem como novos filiados (e seus dependentes)  sindicalizados após o dia 31 de outubro de 2019.

*Documento de dependentes para comprovação:

Cônjuge ou companheiro(a) – Certidão de Casamento ou Certidão de União Estável

Filho(a) não emancipado(a) até 21 anos – RG ou Certidão de Nascimento

Filho(a) não emancipado(a) até 24 anos, se estiver estudando – RG ou Certidão de Nascimento e Declaração de Aluno Regular ou similar

Dependente no Imposto de Renda – Cópia do Imposto de Renda do ano anterior – campo dependentes

Dependente por decisão judicial – Decisão judicial

9) É necessário pagar alguma mensalidade, além do Sindilegis, para usufruir do benefício odontológico? Os dependentes pagam?

Não. O benefício é gratuito para todos os filiados ao Sindilegis e seus dependentes (consultar pergunta 8), no entanto é importante ficar atento aos períodos de carência. São mais de 200 procedimentos gratuitos (link lista completa) e preços especiais na Odontolegis para procedimentos não cobertos. 

10) Quais são os procedimentos gratuitos?

São mais de 200 procedimentos odontológicos de baixa, média e alta complexidade. Clique aqui para conferir a lista na íntegra. 

11) Como é a cobertura odontológica fora de Brasília? 

Todo os filiados saem ganhando com a Hapvida. Aqueles que moram fora de Brasília agora poderão ser atendidos por mais de 5 mil dentistas credenciados em todos os estados brasileiros. Quem mora no Distrito Federal, mas fora do plano piloto, também poderá optar por outras clínicas além da Odontolegis e ser atendido mais próximo de sua residência. Além disso, caso seja necessário, poderão ser atendidos em outras cidades, como por exemplo em uma eventual emergência durante as férias. Além disso, há garantia de reembolso nas cidades que, porventura, não possuam nenhum dentista credenciado (consultar pergunta 12). A rede de clínicas e profissionais pode ser consultada no site ou aplicativo.

12) Como devo proceder caso eu esteja em algum local que não tenha uma clínica credenciada?

Se você estiver em alguma cidade/município/estado e não encontrar nenhuma clínica credenciada, será possível pagar pelo atendimento e solicitar reembolso à Hapvida facilmente pelo site ou aplicativo, desde que se enquadre no rol de serviços oferecidos gratuitamente pelo Sindilegis/Hapvida (consultar pergunta 12). Importante ressaltar que o valor para restituição não poderá ultrapassar o teto estipulado pela Hapvida.

13) Existe carência para usufruir do benefício?

Não há carência para filiados até o dia 31 de outubro de 2019 e seus dependentes que aderirem aos serviço após solicitação do titular até o dia 30 de dezembro de 2019.

No entanto, dependentes de filiados que aderirem aos serviço após o dia 30 de dezembro de 2019, bem como novos filiados (e seus dependentes) sindicalizados após o dia 31 de outubro de 2019, terão de cumprir carência de 90 dias para começar a usufruir do benefício. 

O atendimento pela rede credenciada da Hapvida estará disponível a partir do dia 28 de outubro de 2019 – Dia do Servidor.

14) Será necessário uma carteirinha para utilizar a Hapvida?

Sim. A carteirinha digital está disponível no aplicativo, com todos os dados necessários para atendimento. No entanto, aqueles que preferirem poderão solicitar a carteirinha impressa, com prazo para recebimento de até 30 dias na sede ou postos de atendimento do Sindilegis nas Casas. O link de ativação para a carteirinha virtual será enviado por e-mail aos filiados que ativarem o benefício, a partir o dia 25 de outubro.

15) Com quem poderei falar caso existam dúvidas sobre os tratamentos? Com o Sindilegis ou a própria Hapvida?

Preferencialmente com o profissional responsável pelo tratamento. Dúvidas operacionais poderão ser consultadas com a Hapvida ou mesmo o Sindilegis. Elogios, sugestões ou reclamações deverão ser encaminhadas à Ouvidoria do Sindilegis: [email protected]

16) Há limites para o número de consultas/tratamentos?

Não há nenhum limite para consultas e tratamentos. O benefício poderá ser utilizado quantas vezes forem necessárias.

17) Os dentistas atuais da Odontolegis serão mantidos com a migração para a Hapvida?

A Hapvida passará a administrar a Odontolegis, que será reinaugurada em breve. Como se trata de uma nova gestão, a Hapvida poderá manter ou trazer novos profissionais à clínica, de acordo com as necessidades para oferecer um atendimento cada vez melhor e mais capacitado. 

18) Servidores não filiados ao Sindilegis também podem aderir à Hapvida? Se sim, qual valor será cobrado?

Ser filiado ao Sindicato é critério indispensável para ter direito ao benefício. Não filiados não poderão utilizar a Hapvida.

Dúvidas? Fale com a gente! 😉

Canais de atendimento:

Telefone: 3214-7300/7315/7316/7324/7302

Whatsapp: (61) 99932-9245

E-mail: [email protected]

Formulário de atualização cadastral digital: Clique aqui!

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