Tribunal de Contas da União recebe 78 novos servidores

Os 78 novos auditores do TCU finalizaram o curso de formação em clima de alegria e descontração, na tarde desta quinta-feira (26). A entrega dos certificados de conclusão do curso ocorreu na Sala de Sessões do Anexo III do Tribunal de Contas da União. Eles vão atuar principalmente na área de Tecnologia da Informação (TI) e em auditorias de grandes obras do Governo Federal.

O entusiasmo para assumir o cargo estava estampado no rosto dos novos servidores. Welder Pinheiro Luz ocupará o cargo de auditor em Tecnologia da Informação e acredita que será um agente público importante nas atividades de controle. “Como sou de TI, tenho visto que a atual presidência do TCU, junto aos servidores, está com uma tendência muito forte de disseminar a tecnologia da informação para apoiar o controle externo. Parece-me que é uma questão em que eu acredito que possa colaborar bastante”, afirmou.

O jovem Raphael de Almeida Nunes, de 27 anos, era analista de controle interno CNMP e, agora, é um dos novos auditores do TCU. Ele também está empolgado para assumir as funções: “Estudo para o Tribunal desde 2010. Sempre pensei em seguir a carreira pública, e quando fui pesquisar a atribuição funcional a que agregava mais valor social, como um todo, foi a carreira de auditor do TCU. E estou numa expectativa grande para assumir novos desafios”.

Tanto Welder quanto Raphael se filiaram ao Sindilegis. “Decidi me filiar, pois vi que o Sindilegis e a Auditar trabalham em conjunto para proteger a categoria e tem representatividade sobre o que o servidor quer junto à Administração e no andamento de projetos no Congresso Nacional”, destacou Welder.

O curso de formação dos novos auditores do Tribunal de Contas da União é uma das etapas eliminatórias do concurso e foi coordenado pela servidora Graça Duarte do Instituto Serzedello Corrêa (ISC) do TCU. Há 22 anos preparando novos servidores para o desempenho da função, Graça desejou sucesso e boa sorte aos novatos. Para ela, é sempre uma grande satisfação colaborar nessa fase. “Mesmo fazendo esse trabalho há tanto tempo, cada turma é muito especial para mim,” declara.

Dos 78 novos Auditores Federais de Controle Externo, cinco são mulheres, e estão todos preparados para aplicação correta da lei e para que a Administração Pública possa utilizar a força de trabalho e qualificação em benefício da sociedade brasileira. A posse está marcada para o dia 10 de dezembro.

CONFRATERNIZAÇÃO – Na noite anterior (25), os novos servidores do TCU filiados ao Sindilegis comemoraram a nova etapa com direito a brindes numa churrascaria. Victor Hugo Rodrigues Martins, de 34 anos, conta por que resolveu fazer parte do Sindicato. “Toda carreira forte, principalmente carreira de Estado, tem que estar bem representada. E ser representado por um sindicato forte, atuante, é um pré-requisito essencial. O Sindicato não se preocupa só com o servidor, mas também tem vários benefícios para a família. Quero usufruir do atendimento odontológico, dos descontos para escolas (LegisCLub) e da atividade sindical legítima com a minha carreira”, enfatizou.