União de servidores da Câmara, do Senado e do TCU leva solidariedade em tempos de coronavírus

Campanhas de doação arrecadam centenas de alimentos e materiais de higiene para pessoas em situação de vulnerabilidade

Servidores do Poder Legislativo e do Tribunal de Contas da União estão unindo forças para levar solidariedade durante a pandemia do coronavírus. As iniciativas consistem em captar recursos que são revertidos na compra de alimentos e itens de higiene para auxiliar pessoas carentes e instituições sociais. O objetivo é um só: ajudar o próximo nestes tempos difíceis.

Os departamentos de Polícia da Câmara e do Senado, com apoio de outros setores das Casas, se uniram para arrecadar doações para famílias em situação de vulnerabilidade no DF. O policial legislativo da Câmara Roberto Dutra afirmou que a ação superou as expectativas. A iniciativa arrecadou 11 toneladas de alimentos e 200 kits de higiene.

“A doação tomou uma proporção maior que esperávamos. Nosso objetivo era entregar in loco, em mãos, e como conseguimos arrecadar bastante, nós tivemos a oportunidade de ajudar mais gente”, declarou.

O Sindilegis também colaborou com a ação e doou R$ 1 mil. “Toda a solidariedade é bem-vinda neste momento e o sindicato não poderia deixar de ajudar ”, afirmou o presidente da entidade, Petrus Elesbão.

A entrega das doações foi realizada, na última quarta-feira (15), nos bairros do Pôr-do-sol, Sol Nascente e P Sul na Ceilândia; na Estrutural; em Santa Maria; e no bairro Engenho das Lages no Gama. A Liga de Combate ao Câncer da Universidade de Brasília (UnB) também foi beneficiada com cestas básicas.

“A sensação de ajudar é indescritível. Quando você está no local pode perceber quão necessitadas são essas famílias e quão gratificadas elas ficam. O olhar dessas pessoas traduz isso”, enfatizou Roberto.

A Associação da Câmara dos Deputados (Ascade) doou R$ 1 mil para a iniciativa. O presidente da instituição, Francisco de Morais, disse que o valor é simbólico, mas o objetivo é nobre. “Muitos chefes de família perderam seu emprego com essa pandemia. Existem moradores dessas comunidades passando fome e nós queremos ajudar”, disse.

Os auditores e técnicos do TCU lançaram uma campanha na internet para angariar recursos e auxiliar instituições que estão atuando no combate à pandemia da Covid-19. O grupo criou uma “vaquinha” virtual intitulada “Água, sabão, união e doação!” para arrecadar doações que podem ser feitas aqui.

De acordo com o presidente da União dos Auditores Federais de Controle Externo (Auditar), Wederson Moreira, a meta é arrecadar R$ 100 mil para ajudar quem mais precisa neste momento de crise. “O país inteiro vive uma situação delicada com efeitos na economia e na renda das famílias. Ajudar as pessoas mais necessitadas é o que nos motivou a tocar esse projeto. Muitas famílias enfrentam uma condição financeira complicada, em que encontram dificuldades para sustentar os parentes, comprar mantimentos e medicamentos, por exemplo”, ressaltou.

O dinheiro arrecadado será revertido para a compra de mantimentos, materiais de limpeza, equipamentos de proteção, medicamentos entre outros insumos necessários, que serão destinados a entidades que estão atuando no combate à pandemia.