Vice-presidente ministra palestra sobre os desafios da auditoria de controle externo em evento organizado pelo TCM-SP

O vice-presidente do Sindilegis, Auditor Paulo Martins, participou, no dia 24 de maio, a convite do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM-SP), do Workshop Desafios da Auditoria de Controle Externo no Brasil, promovido pela Escola Superior de Gestão e Contas Públicas  do TCM-SP. O encontro reuniu auditores, conselheiros, procuradores, contadores, assessores, secretários municipais, professores, representantes de organizações da sociedade civil e diversos interessados pelo tema.

No evento, Paulo Martins conduziu o painel com o tema Auditoria Operacional, moderado pelo administrador público e auditor de controle externo do TCM-SP Eduardo Di Pietro. Martins destacou diversos aspectos do papel dos írgãos de controle e seus desafios, tratando sobre a importância e características das auditorias operacionais (ANOps) que visam o aperfeiçoamento da gestão pública.

O vice-presidente do Sindilegis também falou sobre mitos no universo das auditorias, indo desde o achismo de que apenas países desenvolvidos e com baixo índice de corrupção fazem auditorias operacionais, questões referentes a indicadores de desempenho e a falsa informação de que uma ANOP é difícil de ser realizada:

A participação no painel foi fundamental para debater os principais desafios do cenário atual no combate à corrupção e como a auditoria e os írgãos de controle podem utilizar novas tecnologias para atingir, com eficiência, os objetivos de fiscalização das contas públicas, explica.

Os primeiros painéis do evento contaram com palestras de Amauri Perusso, presidente da Federação Nacional das Entidades de Servidores de Tribunais de Contas – FENASTC e Josué Martins, auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do RS – TCERS e Presidente do Sindicato de Auditores Públicos Externos do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul – CEAPE-RS.

Reunião com Presidente do TCM-SP

Ainda em São Paulo, o vice-presidente do Sindilegis se reuniu com o presidente do Tribunal, conselheiro João Antônio. Em pauta, a parceria entre as entidades e as pautas que serão tratadas no Encontro Nacional que será realizado pela Fenastc no príximo mês, em Vitíria/ES.

Também participaram da reunião o presidente do Sindicato dos Servidores da Câmara de Vereadores e do TCM-SP (Sindilex), Marcus Alcyr, e os presidentes da Fenastc e CEAPE-RS.