imagem (3)

#FicaADica: Como melhorar a sua produtividade no trabalho em casa com 5 dicas

Modelos de teletrabalho e home office ganharam atenções durante a pandemia. Sindilegis ensina como garantir uma rotina produtiva em 5 dicas

 

Parece que é só ligar o computador para trabalhar em casa que a rua ganha vida.  As distrações aparecem na forma de barulho de carros na pista, vizinhos fazendo obras ao lado, crianças correndo na rua e cachorros latindo. Além disso, para conseguir se concentrar e ser produtivo no teletrabalho ou no home office, é preciso ter disciplina para se esquivar de tentações como a cama, o sofá e a televisão. A mudança na rotina profissional causou estranhamento pra muita gente, mas também trouxe ensinamentos.

O Sindilegis tem participado de discussões sobre a regulamentação do teletrabalho em órgãos legislativos. Novidade para muitos servidores, o modelo de trabalho à distância ganhou todas as atenções em decorrência da Covid-19 como uma forma de assegurar a produtividade sem exposição aos riscos da doença.

Neste #FicaADica, #FicaEmCasa, o Sindicato preparou uma curadoria com 5 dicas para que a implementação do seu trabalho em casa seja eficiente.

  • Crie rituais para definir o início e o fim do seu expediente

 

Sem a possibilidade se locomover para outro espaço com o objetivo de trabalhar, delimitar a sua jornada fica bem mais difícil, já que não existe o horário de chegada e saída dos colegas. Simbolismos simples podem te ajudar a entrar no clima organizacional, já que teletrabalho não significa trabalhar o dia todo. Uma dica de marco simbólico para começar o trabalho, por exemplo, é encher a sua garrafa d´água. Para encerrar o expediente, você pode praticar exercícios físicos.

 

  • Diminua as interferências

Se você não mora só, é preciso avisar a família e os amigos que estará trabalhando em home office e que precisa ter seu espaço e tempo de trabalho respeitados.  Ainda assim, por mais que se converse com outras pessoas que moram com você, muitas vezes é difícil conseguir paz e silêncio necessários para se concentrar. Uma estratégia para evitar interrupções indesejadas é delimitar um espaço dentro da casa onde não vão incomodar você e nem mexer nas suas coisas. O ideal é que seja um cômodo fechado por uma porta. Se não puder dedicar um cômodo para seu escritório em casa, tenha ao menos uma escrivaninha ou um nicho próprio para isso.

  • Evite trabalhar de pijama e invista em ergonomia

 

Quando o assunto é conforto, não restam dúvidas de que o ambiente doméstico é muito mais convidativo do que o escritório. Você não precisa trabalhar de terno e gravata, ou calçar saltos quando estiver em casa, mas é importante estar vestido de forma minimamente séria. Isso vai se refletir na sua autoestima e vai te ajudar a se sentir mais profissional.  Outra dica de ouro para quem busca uma postura de trabalho adequada é investir em um mobiliário funcional e ergonômico. Além de prover mais conforto ajuda a prevenir perda de concentração, dores e até lesões. Lembre-se de que sua saúde no home office depende de você.

 

  • Planeje e defina metas

 

Ao começar a trabalhar em casa você também precisa estar consciente de que é um trabalho como outro qualquer, igualzinho ao que é feito nos escritórios tradicionais. E para isso, planejamento é essencial. É importante que você defina os objetivos e os prazos para alcançá-los porque um dos maiores riscos ao trabalhar em casa é se perder nas demandas pessoais e profissionais. Se você é capaz de prever quanto tempo leva para realizar as tarefas que estão programadas, lembre-se de reservar um período para as que vão aparecer no decorrer do dia ou da semana, aquelas imprevisíveis. E negocie sempre: tenha certeza que poderá cumprir com o combinado. Isso gera confiança e automotivação.

  • Estabeleça rotinas

 

Para que os gestores administrem sua equipe produtiva e motivada para o trabalho, é importante ter rotinas bem definidas. Reuniões diárias e semanais, frequência de feedback e prestação de contas do trabalho devem ser uma prioridade. O feedback é importante para melhorar processos, o ambiente de trabalho e criar um sentimento de pertencimento entre colaboradores que trabalham remotamente. Além disso, produz uma sensação de proximidade e dá mais significado ao trabalho realizado.

 

Quer mais dicas de produtividade?

 

As informações usadas para construir o texto foram baseadas em diversas postagens do site Go Home, um portal dedicado a produzir conteúdo para quem trabalha de casa.