26 anos a serviço do Brasil

Sindilegis reforça seu papel de representante dos servidores do Poder Legislativo Federal e do TCU e brinda as vitórias já alcançadas em mais um ano de existência

A União dos Servidores do Senado Federal (Unisef), lançada em 1987, foi a entidade precursora à criação do Sindilegis. Criada para reivindicar os direitos dos servidores, foi a única maneira de representação que poderia ser feita naquela época, visto a ausência na legislação que garantisse a formação sindical no serviço público.

Os servidores, inclusive de outras Casas, enxergavam na Unisef uma forma legítima de representação e a discussão para criar uma entidade sindical que envolvesse outras categorias do Legislativo foi inevitável.

Após inúmeros debates, os servidores do Senado Federal, da Câmara dos Deputados e do Tribunal de Contas da União decidiram, então, fundar, em 6 de outubro de 1988, o Sindilegis. Foi composta uma chapa e eleito o primeiro presidente da entidade, Francisco Monteiro, que estabeleceu diretrizes ao estatuto e o processo de organização sindical.

Em 1991, Mauro Dantas assumiu o segundo mandato e também foi reeleito, ficando no cargo até 1995. Suas conquistas principais foram a URP e a Gratificação de Representação Mensal (GRM), com ampla participação dos servidores, inclusive em greves e paralisações.

Em 1995, o servidor da Câmara Roberto Vieira Cavalcanti assume a presidência. Neste período, as reformas administrativas e da previdência atingiram fortemente os servidores. Já em 1997, novamente com Mauro Dantas como presidente, a URV foi o ponto crucial à época. As perdas para os servidores foram devastadoras.

José Machado assumia em 1999. Em 2001, uma nova eleição traz Ezequiel Nascimento, que também ganha em 2004. Uma nova eleição foi realizada em março de 2007, tendo o consultor legislativo da Câmara, Magno Mello, como presidente até março de 2010.

Neste mesmo ano ocorreu a eleição mais concorrida com quatro chapas. A vitória veio pela chapa encabeçada pelo consultor da Câmara Nilton Paixão. Em 2013, Paixão foi reeleito, cujo mandato se encerra em fevereiro de 2017.

O Sindilegis conta com mais de 11 mil filiados e seus vários anos de luta foram inúmeras ações para garantir uma remuneração justa e melhores condições de trabalho para todos os servidores.

A participação em mobilizações sociais é outra marca da atuação do Sindilegis. Movimentos como o da Ética na Política, CPI do Orçamento, Reforma da Previdência, Fator Previdenciário, entre outros, contaram com o apoio efetivo do Sindicato.

As resistências à atuação do Sindilegis não foram poucas. Ao longo da história sindical, os diretores vivenciaram momentos de repressão, boicotes, perdas de benefícios, entre outras dificuldades. Mas a luta para a garantia de um Legislativo fortalecido sempre foi a meta desses aguerridos servidores durante estes 26 anos história.

Parabéns ao Sindilegis e, principalmente, aos servidores que fazem esta entidade forte e com unicidade em suas lutas e conquistas.