2ª edição da Noite dos cantadores do Sindilegis rememora as raízes nordestinas de Brasília

A cantoria é sempre um ambiente de provocação e competição, vocacionada para a grandeza, mas companheira da paz. Foi assim na 2Ìâå» edição da Noite dos Cantadores, evento cultural promovido pelo Sindilegis. Os renomados repentistas Geraldo Amâncio e Valdir Teles ocuparam o palco e levaram o público a um verdadeiro passeio pelas raízes do nordeste. Nos versos entoados na sexta-feira (25), no Centro de Atividades Sociais do Sindilegis (610 sul), ficou evidente que essa arte popular não é novidade para uma capital que foi construída em grande parte pelas mãos nordestinas e que carrega no DNA a cultura do sertão.

A noite começou com uma breve palestra sobre a histíria da cantoria, com o conselheiro do Sindilegis e poeta Raimundo Nonato. O presidente do Sindilegis, Petrus Elesbão, esteve presente acompanhado dos diretores Helder Azevedo e Ogib Teixeira. O compromisso do Sindilegis segue pela luta política, mas também inclui o bem-estar do servidor e a promoção da cultura, disse Elesbão.

De estrofe em estrofe, o passeio foi longo: na natureza, na política, e até mesmo na histíria dos que se fizeram presentes nessa noite memorável. Para acompanhar rimas e violas, a biografia de cada um dos interessados foi traduzida, ora pela sensibilidade, ora pelo bom humor dos cantadores.

Como bem lembrou Raimundo Nonato Freitas, conselheiro do Sindilegis e organizador do evento, a cantoria é o protítipo de uma poesia cantada: Estou muito feliz de o Sindilegis ter proporcionado este momento, com esses grandes nomes da cantoria que vieram de longe para, mais uma vez, transformar o instante em versos e música. O elo inicial está no antigo canto amebeu grego, de onde Homero bebeu da técnica para escrever Ilíada e Odisseia. Segundo Nonato, o evento é um embrião do que o Sindicato pretende fazer em relação à cultura.

Por fim, a travessia pela cultura nordestina foi finalizada pela banda Suassurana, composta por estudantes da Universidade de Brasília. O início da versão mais dançante da noite foi ao som de uma flauta arrebatadora. Os casais presentes não deixaram a oportunidade passar e, antes que o triângulo tomasse seu espaço no palco, se adiantaram a ocupar o salão. Além de embalar os casais, os integrantes da banda de forrí também se dedicam à pesquisa sobre a cantoria na UnB.

O evento teve apoio da Asa-CD, Legis Club Brasil, Ascade, Assefe, Comsefe, Astcu,  Asap-TCU e do músico Roberto Baez.