2Ìâå» Corrida da Mulher deixou o Eixão Norte, em Brasília, mais rosa no domingo

Sob o sol forte, centenas de homens e mulheres da capital puderam participar neste domingo (19), no Eixão Norte, em Brasília, da 2ª Caminhada e Corrida contra o Câncer de Mama. O evento, que fez parte da campanha do Outubro Rosa, foi promovido pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR) e por diversos órgãos e entidades da Administração Pública Federal e do Distrito Federal. A secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados e o Sindilegis apoiaram a corrida. O Sindicato, inclusive, abriu espaço em seu site para receber as inscrições dos servidores do Senado, da Câmara e do TCU.

Muitos participantes optaram pela caminhada de dois quilômetros. Já os mais preparados escolheram o percurso de cinco e de dez quilômetros. Os primeiros colocados nos gêneros feminino e masculino receberam troféus. A atleta Lucy Batista Gerônimo ficou com o primeiro lugar. Já no masculino, o ganhador foi o atleta Otoniel Baptista Araújo. Além disso, logo na largada, estavam as fotos da exposição “Recomeço”, que apresentou mulheres que superaram o câncer de mama.

A corrida deste ano teve como slogan “Informação transparente, decisão consciente” e incentivou as mulheres a fazerem o autoexame. O local contou com pontos de hidratação, localizados a cada 3 km, e ainda serviço de ambulância, banheiros químicos e palco com locutor.

“Reunir um grande número de pessoas praticando uma atividade física e levantando uma bandeira tão importante como essa reforça os cuidados para com a saúde. Só em 2013, foram 11 mil casos de câncer de mama descobertos no DF. Por aí a gente percebe o quanto se faz necessária a conscientização das pessoas”, afirmou o secretário de Esporte Célio René que também participou da corrida.

Para saber a classificação geral dos corredores desta saudável competição, acesse http://www.chipbrasil.com.br/corrida-contra-o-cancer-de-mama/.

Outubro Rosa

O movimento, popular e internacional, é realizado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e instituições públicas. Esse movimento começou na década de 90 nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas de detecção ao câncer de mama ou realização de mamografia no mês de outubro.