O documentário Quando Elas se Movimentam, produzido pela TV Senado e dirigido pela cineasta Susanna Lira, terá uma exibição especial no Cine Brasília em 31 de março, marcando o encerramento da programação do Mês da Mulher, promovida pelo Sindilegis e pelo Senado.
Inspirado na frase da ativista Angela Davis – “Quando a mulher negra se movimenta, toda a estrutura da sociedade se movimenta com ela” – o filme narra as histórias de três mulheres negras cujas vidas foram impactadas por leis que mudaram o país. São elas: Angélica, a primeira universitária do Quilombo Júlio Borges (RS); Antônia, juíza que começou a vida como empregada doméstica; e Luana, atriz que se inspira em sua ancestralidade e no legado de sua avó, a também atriz Chica Xavier.
Em 2024, o documentário integrou a programação do bicentenário do Senado Federal e teve sua pré-estreia na 20ª Mostra Internacional de Cinema Negro, em São Paulo, no dia 28 de novembro. Neste ano, a sessão no Cine Brasília busca ampliar o debate sobre representatividade de forma interseccional, abordando as relações entre gênero e raça.
Para a coordenadora do Comitê de Gênero e Raça do Senado Federal, Stella Vaz, “O documentário é um chamado a vermos o mundo sob o olhar de mulheres negras, pessoas que de maneira usual e cruel são afastadas do debate político e dos espaços de poder”.
Veja um teaser do documentário clicando aqui.
Mais detalhes sobre o evento serão divulgados em breve.