Aplicativo “Proteja-se” surge para facilitar denúncias de violações de direitos humanos

A partir desta segunda-feira (24) violações de direitos humanos contra mulheres, idosos, crianças e demais indivíduos em situação de vulnerabilidade social poderão ser denunciadas por meio do aplicativo Proteja-se. Criado por meio de uma parceria do Governo do Distrito Federal com o Disque 100 e o Ligue 180 – canais de denúncias do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), o app vem para acelerar o encaminhamento e o atendimento daqueles que vivem em situação de risco e de violação de direitos básicos.

O aplicativo foi anunciado em evento ocorrido também nesta segunda-feira e contou com a presença do governador do DF, Ibaneis Rocha, e da ministra do MMFDH, Damares Alves. O aplicativo Proteja-se está disponível em Android e, de acordo com a Secretaria da Mulher, a versão para IOS será lançada ainda nesta semana.

O governador Ibaneis afirmou que o lançamento do aplicativo buscará zerar os números de violência doméstica na capital. “Quando protegemos as mulheres e as pessoas em vulnerabilidade, nós estamos protegendo todas as famílias do DF. Quando cuido da defesa das pessoas, é a hora em que realmente estou governando. Estaremos de portas abertas para desenvolver tudo o que for melhor para as famílias da nossa cidade”.

Para a diretora interinstitucional do Sindilegis, Fátima Mosqueira, que faz parte do conselho da Secretaria de Estado da Mulher do Governo do Distrito Federal, como suplente, o aplicativo será uma ferramenta poderosa para a preservação da dignidade humana. “Chega de impunidade para aqueles que violam os direitos humanos. E é importante aqui enfatizar que direitos humanos são para todos, não importando gênero, classe ou cor”.

Como o aplicativo funcionará?

As denúncias de violência contra a mulher feitas por meio do aplicativo Proteja-se, quando ocorridas no Distrito Federal, serão encaminhadas à Polícia Civil do DF para apuração das informações. Paralelamente, a equipe da Ouvidoria da Secretaria da Mulher (SMDF) terá acesso a todas as denúncias feitas pelo Ligue 180 e irá encaminhá-las à Coordenação de Equipamentos da Subsecretaria de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres (Subev).

A partir daí, os casos serão monitorados para que a mulher tenha acesso aos serviços de acolhimento, capacitação e atendimento psicossocial, oferecidos pelos Centros Especializados de Atendimento à Mulher (Ceam), pela Casa da Mulher Brasileira e pelo Espaço Empreende Mais Mulher, todos da Secretaria da Mulher do DF.

Para rever o evento de lançamento clique aqui.

*Com informações do G1.