Aposentadoria das mulheres é foco de reunião na Comissão Especial da Reforma da Previdência

Segundo os debatedores, o Brasil ocupou no ano passado a 95ª posição entre 149 países no Fórum Econômico Mundial, que analisou desigualdade entre homens e mulheres

O impacto da desigualdade entre homens e mulheres na Previdência Social brasileira ditou o tom da última reunião da Comissão Especial da reforma da Previdência, que teve como tema principal a aposentadoria das mulheres. A audiência pública, que aconteceu nesta terça-feira (28), contou com a participação do Sindilegis e de pesquisadoras, professoras e representantes de entidades sindicais.

Durante a reunião, a pesquisadora do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Joana Mostafá, destacou que o Brasil ocupou, no ano passado, a 95ª posição entre 149 países em pesquisa do Fórum Econômico Mundial de 2018, que analisou a desigualdade entre homens e mulheres. Segundo Joana, no ritmo dos últimos 12 anos, o Brasil só chegará à paridade de gênero em 116 anos.

A pesquisadora avaliou que a aprovação da reforma da Previdência pode acarretar prejuízos, entre outros pontos, às condições de vida da trabalhadora rural: “Esse trabalho não traz rendimentos monetários e é de alto risco, portanto dificulta pagamento de contribuição”, disse.

A professora do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Denise Gentil, mostrou dados que comprovam que dos 13,1 milhões de desempregados no país, 6,9 milhões são mulheres. Para ela, a reforma da Previdência também vai piorar este quadro.

Para Denise Gentil, há um mito em torno do déficit estimado em R$ 227 bilhões na Previdência acumulado nos últimos três anos. Segundo a professora, o sistema previdenciário foi superavitário entre 2005 e 2015 e outras rendas, como o crédito de R$ 427 bilhões em dívida ativa de empresas poderiam compensar o rombo no orçamento da Previdência: “Esses números são obscurecidos do saber popular e precisam ser desnudados, o sistema é um manancial de receitas”, disse.