Artista plástico sírio Zahed Taj-Eddin expõe na Câmara esculturas do Oriente Médio

Teve inicio na segunda-feira (6), na Câmara dos Deputados, a exposição Mitologias e Fábulas, do artista plástico, arqueólogo e restaurador sírio Zahed Taj-Eddin. A mostra, que recebeu o apoio do Sindilegis, pode ser visitada até o final de agosto, no Salão Nobre. Ao transportar sua arte que bebe na arqueologia e nos saberes milenares para a moderna Brasília, o artista propicia um encontro de civilizações. E, assim, o novo e o arcaico são revelados na concretude na nobre sala de um palácio modernista.

A coleção apresenta esculturas com personagens humanos e animais, que contam histórias das lutas dos sírios sob a ditadura recente, inspiradas em fábulas e mitologias antigas.  Segundo o artista, ele mesmo desenvolveu a química que dá textura às obras. “Tentei dar um toque contemporâneo às peças de inspiração na antiguidade”, disse.

De acordo com o chefe do Núcleo de História, Arte e Cultura da Câmara, Goya Oliveira, essa exposição veio para o Brasil por meio de um edital público que o Centro Cultural da Câmara disponibiliza todos os anos (de 1ª de agosto até o último dia útil de novembro) para que artistas plásticos e expositores se inscrevam pelo próprio site da Casa. “Temos um acordo de cooperação técnica e sempre que precisamos de apoio sei que podemos contar com o Sindilegis. Ele tem nos apoiando sempre”, revelou.

O expositor sírio Taj-Eddin, radicado em Londres, revelou que soube do edital público por meio de uma amiga e fez a sua inscrição, de lá mesmo, por meio da internet. Depois disso, ele foi selecionado por uma comissão curadora que avaliou se todos os requisitos do edital estavam sendo cumpridos.  

Segundo Paulo César Alves, vice-presidente do Sindilegis para a Câmara dos Deputados, as peças expostas estão belíssimas, bem diferentes do que já viu. “Essa inciativa do Sindilegis é bem louvável, pois patrocina cultura e conhecimento”, disse.

Sobre o artista

Zahed Taj-Eddin nasceu na Síria e formou-se em artes pelo Fatehy-Mohamad College of Fine Art. Atualmente mora em Londres, onde concluiu o PhD na University of Westminster, em 2014. Sua linha de pesquisa baseou-se na falência egípcia, nos métodos antigos e nos desafios técnicos da criação de esculturas.

Já realizou exposições na Síria, na Itália, na Holanda, no Qatar e na Alemanha. Entre elas, destacam-se Mythologies, em 2014, na Al Markhiya Gallery, em Doha (Qatar), eAntiguidades, em 2006, na Archea Gallery, em Amsterdam (Holanda).

Serviço

Exposição Mitologias e Fábulas, do artista sírio Zahed Taj-Eddin

Visitação

Período: 01 de julho a 30 de agosto 

Horário: das 9 às 17 horas
Local: Salão Nobre da Câmara – Edifício Principal 
Entrada franca

Mais informações pelo telefone 0800 619 619.

 

Compartilhe:

Veja também: