Atenção, aposentados e pensionistas: mobilização da PEC 555 e do PL 4434

Instituto Mosap, Sindilegis, Asa-CD e entidades representativas convocam seus associados para participar do Movimento Unificado

O momento de mobilização para pressionar os deputados com o objetivo de aprovar duas propostas de interesse dos aposentados e pensionistas será durante o esforço concentrado dos parlamentares: dia 05 de agosto, a partir das 09 horas, no Auditório Nereu Ramos, anexo II da Câmara. Liderado pelo Instituto Mosap, juntamente com a Asa-CD, Sindilegis, Fonacate e outras entidades representativas, o Movimento Unificado de Idosos, Aposentados e Pensionistas do Serviço Público e do INSS foi criado recentemente e pretende reunir o máximo de pessoas nesta luta para aprovar a PEC 555/2006 e o PL 4434/2008.

A PEC 555 de 2006 corrige uma injustiça com servidores aposentados e pensionistas, que desde 2003 continuam com descontos previdenciários em seus proventos. Já o PL 4434 de 2008 dispõe sobre o reajuste dos benefícios mantidos pelo regime geral de previdência social e o índice de correção previdenciária.

“O governo já sinalizou resistência para discutir a PEC 555, que está pronta para apreciação no plenário, mas não desistiremos enquanto a proposta não for colocada em votação. Lutaremos até o fim”, comentou Ogib Teixeira, diretor de aposentados e pensionistas do Sindilegis e presidente da Asa-CD.

Além do movimento marcado para o dia 05, as entidades criaram uma agenda de mobilizações em vários estados brasileiros. No dia 16 de agosto, o encontro será no Clube Municipal da Tijuca, no Rio de Janeiro; dia 21, em Porto Alegre; dia 28 na cidade de Santo André em São Paulo; e no dia 19 de setembro no Rio Grande do Norte, estado do presidente da Câmara, deputado Henrique Alves.

Participem!

União de aposentados e pensionistas – Dia 16 de julho de 2014 tornou-se uma data histórica para os servidores: por meio de uma ação de coordenação inédita, uniu as duas maiores entidades de defesa do aposentado, do pensionista e do idoso: Mosap e Cobap, em uma parceria envolvendo Centrais Sindicais, Federações, Sindicatos e Associações de defesa de interesses de servidores públicos e de trabalhadores da iniciativa privada.

A reunião ocorreu na sede da ANFIP. Na ocasião, ficou acordada a realização de um trabalho conjunto, inédito, em defesa dos interesses dos idosos, dos aposentados e dos pensionistas brasileiros, tão achincalhados e espoliados pelos governos. “Temos que nos unir e empreender uma luta mais forte”, ressaltou Margarida Lopes de Araújo, presidente da Anfip.

O grupo já definiu um cronograma de mobilizações no Congresso Nacional e nos estados, as ações de comunicação impressa e mídia social e todos os detalhes para que o país se mobilize e conheça a luta dos aposentados e dos pensionistas. “A Cobap representa todos os aposentados e pensionistas da RGPS e temos como chegar a todos”, enfatizou Warley Martins Gonçalles, presidente da Cobap.

Para iniciar os trabalhos, foi criada uma Comissão Técnica, formada por ANFIP, Cobap, Mosap, Sinait, Sinal, Sindifisco Nacional e Sinpol-DF para organizar as ações sugeridas na reunião.

Todos os dirigentes presentes se manifestaram e confirmaram a necessidade de intensificar as mobilizações. A primeira ação concreta é orientar seus associados a ligar para a Câmara dos Deputados, no número 0800 619 619, solicitando a inclusão da PEC 555/06 e do PL 4434/08 na pauta de votações do Plenário.