Atenção: INSS não realiza prova de vida por telefone ou de maneira on-line

Aposentados e pensionistas têm recebido telefonemas de pessoas que dizem ser funcionárias do Instituto. Sindilegis orienta que servidores não passem nenhuma informação pessoal

Mais um golpe mirando aposentados e pensionistas: embora nossos filiados pertençam ao regime próprio previdência, golpistas têm telefonado para pessoas deste segmento e se identificado como funcionários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Na ligação, informam que, devido à pandemia, os trabalhadores poderão realizar a prova de vida de maneira on-line.

Durante a ligação, o suposto atendente tem todas as informações da vítima, como dados pessoais, endereço e telefone e pede a confirmação dos dados. Em seguida, é enviada uma mensagem, por WhatsApp, pedindo para que o aposentado envie uma foto de um documento para finalizar o processo – essas informações provavelmente serão utilizadas para transações financeiras em nome do servidor.
Contudo, o INSS informa que não está realiza esse tipo de atendimento.

O Sindilegis orienta os filiados, caso recebam esse tipo de ligação, que desliguem o telefone e não forneçam nenhuma informação. O INSS não faz contato por telefone para procedimento de prova de vida.

Para saber mais sobre como é feita a prova de vida de aposentados e pensionistas clique aqui.