Nesta sexta-feira (12), Brasília terá a chance de debater a criação de um novo espaço cultural, educacional e turístico dedicado à preservação das obras do artista plástico Athos Bulcão. Amanhã, às 11h, será realizada uma audiência pública no Auditório do Museu Nacional da República para discutir a concessão do lote 12 do Setor de Divulgação Cultural (SDC) para a construção da nova sede da Fundação Athos Bulcão.
A solenidade, convocada pelo secretário de Cultura e Economia Criativa do DF, Claudio Abrantes, representa o primeiro passo para um possível desfecho de uma reivindicação que já dura 15 anos. Diferentemente de outros pioneiros que deixaram um legado na construção da capital da República, como Juscelino Kubitschek, Lucio Costa e Israel Pinheiro, o acervo de Athos Bulcão não possui um espaço próprio e “paga aluguel para oferecer cultura e educação”, conforme explicou Valéria Cabral, secretária executiva da Fundação Athos Bulcão.
Atualmente, a entidade, que foi criada em dezembro de 1992 para preservar e divulgar a obra do artista plástico falecido em julho de 2008, funciona na 510 Sul. O projeto arquitetônico da nova sede será assinado por João Filgueiras Lima, o Lelé, um grande colaborador de Athos Bulcão.
Bulcão chegou a Brasília em 1958 e criou, entre outras obras, os azulejos da Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima, sua única obra figurativa. Mesmo tendo dedicado 50 anos de sua vida à capital federal, ele ainda não possui um espaço próprio na cidade. Marcia Zarur destacou a importância da nova sede para honrar o legado do artista.
Além de preservar o legado de Athos Bulcão, a fundação também promove atividades educativas. Uma parceria com a Secretaria de Educação do Distrito Federal leva estudantes da rede pública para conhecerem a loja do artista, onde recebem um lanche, um azulejo e adesivos para criarem suas próprias obras. Em outras ocasiões, a fundação leva parte do acervo para exibição nas escolas, promovendo a educação patrimonial e ajudando as novas gerações a conhecerem e valorizarem a obra de Athos Bulcão.