Autônomo e independente, Tribunal de Contas da União celebra 125 anos

E pensar que tudo começou no período colonial, à época de D. João VI, e, já naquele tempo, tinha como atribuição principal acompanhar a execução da despesa pública, prevendo-se a necessidade de auxiliar na aplicação dos primeiros orçamentos e balanços públicos.

Hoje, comemorando 125 anos, o Tribunal de Contas da União continua trabalhando em defesa não de uma entidade ou de uma instituição, mas de um conceito, de uma bandeira, uma missão, cuja essência é a de bem empregar os recursos públicos.

Posto isto, durante esse período muitos foram os avanços e conquistas, que não impedem nem anulam a existência de arestas a serem aparadas, aperfeiçoadas. Afinal, a aprendizagem é cada vez mais necessária na era atual do conhecimento.

Ao completar 125 anos, servidores, colaboradores e sociedade, podem se sentir orgulhosos deste Tribunal, pelo fiel cumprimento de seu dever e pela fidelidade aos princípios e valores que nortearam sua criação.

Assim, hoje é dia de parabenizar o TCU, mas também é dia de registrar o crescimento deste Tribunal nos últimos anos possibilitando ostentar uma imagem de organização com um padrão de excelência no universo das entidades de fiscalização e controle externo.

Parabéns, TCU!

Compartilhe:

Veja também: