Autorizado o aguardado concurso da Câmara dos Deputados: 140 vagas imediatas para cargos de nível superior

Déficit de 1.046 servidores e perspectiva de aposentadorias impulsionaram a abertura do certame

Os concurseiros têm uma boa notícia para comemorar. Após reiteradas solicitações do Sindilegis, a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados anunciou, na noite dessa quarta-feira (24), a autorização para o próximo concurso público da Casa – uma das carreiras mais valorizadas do serviço público -, que promete suprir parte do déficit de servidores efetivos.

Segundo o ato oficial, serão ofertadas 140 vagas imediatas para cargos de nível superior, abrangendo diversas áreas de atuação. O certame também está previsto na Lei Orçamentária Anual de 2023.

Atualmente, a Câmara dos Deputados registra 1.046 cargos vagos. Para o Sindilegis, o número é alarmante para a continuidade dos serviços prestados pela Casa com excelência e o padrão esperados. A preocupação do Sindicato foi discutida diversas vezes com a Direção-Geral da Casa e a Primeira Secretaria. “Há alguns anos temos pedido e reiterado a necessidades de repor os quadros da Casa, especialmente após a última reforma da previdência, que impulsionou muitos colegas a se aposentarem. O número de vagas anunciadas ainda está aquém da necessidade, mas lutaremos para ampliar a nomeação dos aprovados em cadastro reserva, como fizemos no Senado e no TCU”, explica Alison Souza, presidente do Sindilegis.

O último concurso realizado pela Casa Legislativa ocorreu em 2014, ofertando 113 vagas. Agora, a expectativa é de que o novo processo seletivo seja ainda mais abrangente, abarcando uma maior diversidade de cargos e funções. Dentre as 140 vagas imediatas, estão previstos cargos como Assistente Social (2), Consultor Legislativo (34), Contador (3), Enfermeiro (2), Farmacêutico (1), Analista de Informática (30), Médico (15), Técnico Legislativo (33) e Técnico em Material e Patrimônio (20).

A autorização para o concurso da Câmara dos Deputados vem em um momento crucial. Quase mil servidores alcançarão o direito de se aposentar entre 2023 e 2028, além daqueles que já estão em abono de permanência.

• Concurso Câmara dos Deputados
  • Status: autorizado
  • Banca: a definir
  • Vagas: 140 vagas previstas
  • Salário: R$ 17.444,30 a 26.196,30
  • Cargos vagos: 1.046

Serão 140 vagas imediatas para Analista Legislativo, distribuídas da seguinte maneira:

• Assistente Social (2);
  • Consultor Legislativo (34);
  • Contador (3);
  • Enfermeiro (2);
  • Farmacêutico (1);
  • Analista de Informática (30);
  • Médico (15);
  • Técnico Legislativo (33); e
  • Técnico em Material e Patrimônio (20)