Café da manhã e poesia marcam o Dia da Mulher

No Dia Internacional da Mulher, comemorado neste sábado (8), as servidoras da Câmara dos Deputados, Senado Federal e Tribunal de Contas da União (TCU) ganharam uma manhã recheada de atrações e muita diversão. Juntamente com a Ascade, ASTCU e a Assefe, o Sindilegis realizou o “Café com Poesia” e reuniu mulheres para receberem homenagens por esse dia muito importante.

A diretora de igualdade de gênero do Sindilegis, Giovana Perlin, ao falar sobre a comemoração da data, lembrou da ausência das mulheres ocupando cargos de decisão e de poder. A diretora conclamou as presentes a preencherem os espaços sociais ainda vagos.

“Meu recado de hoje, que vai ser regado à poesia e a este café da manhã gostoso, é que nós, mulheres, comecemos a participar efetivamente das decisões da política. Que a gente possa ensinar nossos filhos e nossas filhas que homens e mulheres devem ocupar um espaço igualitário. Não dá para sermos tratadas como alguém que apenas alcançou um direito. Precisamos ser tratadas como iguais, mesmo na diferença”, avaliou.

O vice-presidente do Sindilegis para o Senado e presidente da Assefe, Petrus Elesbão, assegurou que o Dia Internacional da Mulher é um momento de comemoração das conquistas alcançadas e de avaliação das lutas que ainda precisam ser travadas em prol de avanços.

“É um dia de reflexão e, principalmente, de comemoração. Um ingrediente muito saudável é a renovação da força que a mulher deve ter para lutar contra as injustiças sofridas. O outro é a alegria da conquista, que, a cada ano, aumenta. Que continuemos, ao lado delas, lutando contra todos os percalços”, declarou Elesbão.

Além do café da manhã servido e dos diversos poetas que alegraram a programação, as servidoras também tiveram oportunidade de aprender técnicas de defesa pessoal, com o instrutores de KravMagá, e assistiram apresentação de dança do Estúdio Esmeralda Borges. As filiadas ainda receberam brindes, que foram sorteados durante a programação.

A servidora do Senado Federal Cleide Lemos, que é integrante do Comitê para Equidade de Gênero e Raça, agradeceu ao Sindilegis e às demais entidades pelo empenho em realizar uma programação tão especial. Lemos também ressaltou que a igualdade ainda é um desafio a ser vencido.

“Eu trago para vocês a reflexão de que esse dia existe só para lembrar que a igualdade ainda está muito longe. Temos muito trabalho pela frente. Isso não significa que não avançamos, mas ainda estamos muito aquém do lugar que merecemos”, avaliou a servidora.

Fátima Mosqueira, presidente da Ascade, parabenizou as presentes e listou todas os adjetivos que tornam as mulheres muito especiais. “Que neste dia, e nos demais dias do ano, a mulher possa ser homenageada e reconhecida com sua capacidade de luta, por sua garra, determinação e, especialmente, por seu dom de gerar vidas”, ressaltou.

Durante a programação, se apresentaram o cantor Victor Victrola, os poetas Jorge Amâncio, Fernando Varela e Nelson de Oliveira, a escritora Lurdiana Araújo, o instrutor de KravMangá Guilherme Azevedo e o Estúdio da Dança Esmeralda.