Iniciativa conta com apoio do Sindilegis; jovens entre 10 e 17 anos foram desafiados a criar conteúdos radiofônicos sobre o impacto das leis brasileiras em suas vidas
Na tarde desta quinta-feira (21), a Câmara dos Deputados realizou, no Salão Nobre, a cerimônia de premiação dos vencedores do concurso “Eu e a Lei”. O evento, organizado pelo Plenarinho e pela Rádio Câmara, com apoio do Sindilegis, teve como objetivo estimular crianças e adolescentes a refletirem sobre as leis que norteiam o País e sua influência no cotidiano. A cerimônia foi transmitida ao vivo pelo canal da Câmara no YouTube (clique aqui).
O Sindilegis se juntou à iniciativa como apoiador, reforçando a importância de incentivar a cidadania e a educação entre os jovens. Representando o Sindilegis, o vice-presidente para a Câmara dos Deputados, Paulo Cézar Alves, esteve presente para prestigiar o evento e destacar o compromisso com ações que promovem a conscientização social.
Nesta segunda edição do concurso, os vencedores foram:
- Categoria 10 a 14 anos: Marcos Levi Morais de Souza Cavalcante, de Petrolina, Pernambuco, com a obra “A vida da criança e do adolescente antes e depois do ECA”.
- Categoria 15 a 17 anos: Wanessa de Sousa Rodrigues, de Paracuru, Ceará, com a obra “Eu e a Lei”.
Os vencedores participaram previamente do programa “15 minutos de Cidadania”, da Rádio Câmara. Além disso, eles receberam certificados, participaram de outros conteúdos da emissora, da TV Câmara e do Plenarinho, e foram convidados para a cerimônia em Brasília como parte da premiação.
Além dos vencedores, outras sete obras foram selecionadas para serem veiculadas na Rádio Câmara, incluindo o podcast “Eu e a Lei 14.986/24”, produzido por estudantes do Centro de Ensino Fundamental 11 de Ceilândia, em Brasília, que receberam menção honrosa. Esses alunos estiveram presentes na Casa para prestigiar o evento.
A realização do concurso coincide com duas comemorações importantes: os 25 anos da Rádio Câmara e os 20 anos do Plenarinho. A iniciativa, que contou com mais de 180 inscrições, foi um marco na formação de cidadãos mais informados sobre seus direitos e deveres.
Para ouvir as edições especiais do programa “15 minutos de Cidadania” com os vencedores e as menções honrosas, acesse os links abaixo: