Campanha de filiação reúne servidores do Depol

A Campanha de Filiação iniciada pelo Sindilegis com o intuito de alcançar todos os departamentos das Casas Legislativas e do Tribunal de Contas da União chegou, nesta quarta-feira (16), aos servidores do Departamento de Polícia Legislativa da Câmara dos Deputados. A reunião permitiu uma aproximação maior com os servidores para conhecer a realidade e os problemas da categoria.

O secretário-geral do Sindilegis, Márcio Costa, explicou que o Sindicato quer estar mais atuante junto aos servidores. E essas reuniões, além de angariar um maior número de filiações para fortalecer a entidade que os representa, ainda permitem colher reclamações, dúvidas e elogios.

“São questões importantes do cotidiano dos servidores que queremos conhecer e por isso faremos uma reunião em cada departamento, levando a campanha setor a setor. O Sindicato vai estar cada vez mais próximo do seu filiado, porque o Sindicato é de todos”, assegurou Costa.

Durante o encontro, problemas específicos do Depol foram abordados, entre eles, a insalubridade. O assunto foi discutido, pois existe uma interpretação da Câmara dos Deputados de que o adicional deve ser pago apenas em alguns casos. O Sindilegis entende que a questão deve ser tratada de forma isonômica.

Além disso, a diretoria do Sindicato também se propôs a oferecer serviços de assessoria jurídica gratuita voltados para o Direito Penal, em decorrência do exercício da função.Todavia, segundo o secretário-geral, esses direitos serão possíveis apenas se os policiais legislativos se mobilizarem para tornar o Sindilegis ainda mais forte, para que tenham condições de oferecer cada vez mais serviços para carreira.

Para o coordenador jurídico do Sindicato para a Câmara dos Deputados e agente de polícia, Suprecilio Barros Neto, o Depol é um departamento forte e importante dentro da Câmara e precisa estar unido ao Sindilegis para agir diante das dificuldades.

“É interessante que o maior número possível de policiais se filie, tendo em vista que o Sindicato já é um parceiro permanente nas nossas reivindicações, e ter esses servidores filiados vai fazer com que o Sindicato se fortaleça ainda mais”, orientou.

O diretor do Depol, Paulo Marques Paixão, esteve presente durante o encontro e elogiou a iniciativa do Sindilegis. Para ele, a atuação do Sindicato reforça a aproximação com os policiais legislativos. “Foi um grande passo do Sindicato buscar essa proximidade conosco, até porque temos muitos representantes sindicalizados. Para nós, é um momento de satisfação ver que o Sindilegis está preocupado e antenado às dificuldades do Departamento de Polícia”, disse.

Solenidade

Na reunião também foi abordada realização de sessão solene na Câmara dos Deputados, no dia 6 de maio, no plenário Ulysses Guimarães, às 10 horas, em homenagem ao Dia do Policial Legislativo. Elis Neisi de Oliveira, agente de polícia responsável pelo evento, falou sobre o objetivo da solenidade.

“É um evento que marca um momento de evolução da nossa categoria, que é para ratificar as nossas ações e mostrar para os servidores qual o nosso trabalho e a nossa capacitação. O Sindilegis ofereceu total apoio nessa sessão solene”, afirmou.

A servidora também agradeceu ao Sindilegis a oportunidade de diálogo, que foi possível graças à Campanha de Filiação. “Estou muito satisfeita com a reunião, porque vi que o Sindilegis ofereceu as suas respostas e nós também esclarecemos muitas dúvidas. Estamos dispostos e aptos para fazer outras reuniões”, afirmou.