Candidata à deputada federal, Belle Borges pretende defender a educação na Câmara dos Deputados

O Café com Política – Edição Especial Eleições tem ouvido as propostas dos servidores da Câmara, do Senado e do TCU que são candidatos aos cargos de deputado e senador. Na sexta-feira (9), a entrevistada foi Belle Borges (PL-DF), que disputa uma vaga na Câmara dos Deputados. Ela é servidora da Câmara desde 2012 e atua como técnica legislativa.

A candidata pretende levar a experiência acumulada como servidora da Casa para a função legislativa. “Faltam pessoas do quadro efetivo da Câmara como parlamentares. Nós temos um quadro extremamente qualificado que é subaproveitado. Nós assessoramos os parlamentares em toda a parte de formação da lei, mas não temos muitos eleitos nesse meio. Estou nessa luta para garantir uma cadeira e ser uma das representantes do quadro efetivo da Câmara na bancada do DF”, afirmou. “Temos que renovar não só as pessoas que estão lá dentro, mas também as ideias”, acrescentou.

A recomposição salarial para os integrantes do Legislativo e Judiciário foi uma das pautas da entrevista. Belle Borges defendeu a atualização dos salários dos servidores para repor as perdas inflacionárias dos últimos anos. Conforme destacou, todo o povo brasileiro vive um processo de desvalorização da renda, inclusive os servidores. “Nós estamos em um momento de crise. A recomposição não é aumento salarial, mas sim recompor o que foi acordado dentro da Lei Orçamentária Anual”, disse.

Segundo a candidata, a educação será o foco do seu mandato. Ela considera o setor a mola propulsora do desenvolvimento do país. “Estou cansada de ver deputados e senadores que defendem escola pública para o filho dos outros enquanto os deles estão em escolas privadas. Por isso, eu tenho uma proposta de escolas conveniadas, que são as escolas públicas geridas pela iniciativa privada sem onerar o pagador de impostos. Nós já gastamos 6,2% do nosso PIB em educação. É um gasto expressivo, mas o nosso modelo educacional tem se mostrado falho e é preciso mudá-lo”.

Café com Política – O Café com Política é um fórum de debate permanente para discutir assuntos vitais para o conjunto da sociedade brasileira, sejam de cunho político, econômico ou social. Criado pelo Sindilegis em 2019, o Café com Política já trouxe luz a temas como Reforma Administrativa, Reforma Tributária, Direitos da Mulher e Perspectivas Sanitárias para o Futuro do Brasil. O projeto traz agora para discussão o tema das eleições com foco em conhecer as propostas dos candidatos do Distrito Federal ao governo e aos cargos de deputado e senador. Esta edição é realizada em parceria com o Sindjus – que representa servidores do Judiciário e MPU no DF.

Assista à entrevista aqui.