Candidato ao GDF, Paulo Octávio defende valorização do servidor público e promete fim de filas no atendimento à população

A terceira edição do Café com Política – Especial Eleições ouviu, nessa segunda-feira (29), o candidato ao Governo do Distrito Federal Paulo Octávio (PSD). Ex-governador, ex-deputado e ex-senador, o postulante ao Palácio do Buriti apresentou as metas do seu plano de governo para os próximos quatro anos. Recomposição salarial, geração de empregos, saúde, educação e transporte público foram alguns dos temas abordados durante a entrevista.

O Café com Política – Edição Especial Eleições é uma realização do Sindilegis, do Sindjus e da Anafe. O debate foi conduzido pelo jornalista e servidor do Senado Federal Rodrigo Chia. Confira os principais assuntos abordados.

Serviço público
“Eu sempre defendi a valorização do servidor público. Todas as demandas do Sindilegis que me foram apresentadas quando eu era senador foram resolvidas a bom termo. Valorizar o servidor público em todos os níveis é fundamental para a economia da cidade, são eles que fazem a economia de Brasília girar. Muitos servidores estão com os salários achatados. Contem comigo na luta pela valorização dos servidores.”

Fim das filas para atendimento da população
“Um cidadão não pode passar a madrugada em uma fila interminável de assistência social para ganhar uma senha para ser atendido. A internet e a tecnologia estão aí para isso. Se tiver uma fila dessa e for persistente eu vou para lá, eu vou para o balcão atender e saber o que está acontecendo. É importante a ação e a sensibilidade de quem é governador de resolver o problema. No meu governo não vai ter fila de cirurgia nem fila de CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).”

Criação de 10 mil empregos no primeiro mês de mandato
“O desemprego é uma chaga social. Em uma cidade com 3 milhões de habitantes e com tantas pessoas desempregadas, se não buscarmos uma solução, a violência e a desagregação familiar vão aumentar. A dignidade do cidadão é a carteira assinada. O governo, sozinho, não consegue tudo. Então eu pretendo pedir a ajuda de toda a sociedade civil organizada. No primeiro mês eu vou chamar todo mundo e induzir a participação da iniciativa privada, das instituições, das igrejas, para que a gente consiga trabalhar a geração de empregos. A minha meta são 10 mil empregos no primeiro mês e 100 mil empregos em quatro anos.”

Atração de investimentos
“Nós temos 120 embaixadas aqui. Nós temos que contatá-las e pedir a ajuda delas. As multinacionais vão encontrar em Brasília um ambiente seguro, uma cidade com bom clima, boas universidades e bons hospitais. Nós estamos exatamente no centro da América Latina. Brasília reúne todas as condições de ser um polo logístico e isso tem que acontecer. Nós também temos potencial para ser um polo farmacêutico e precisamos desenvolver o turismo. Nós temos que mostrar Brasília ao Brasil e ao mundo.”

Saúde
“Nós temos um orçamento fabuloso e a gestão é ruim. A cidade foi crescendo e não foram feitos os investimentos necessários. Os hospitais de Planaltina e Gama estão deteriorados e estão nas saídas das cidades, onde ocorrem mais acidentes. Nós temos que recuperá-los. Nós queremos construir dois hospitais: no Recanto das Emas e em São Sebastião. Essas cidades cresceram muito e não têm atendimento necessário. Nós temos a intenção de valorizar as policlínicas. A unidade básica de saúde não atende a contento o cidadão. A policlínica pode ter um pediatra, um ginecologista, e pode resolver o problema de muitas pessoas que vão ao hospital e não são atendidas. Nos hospitais há muitas pessoas na fila aguardando cirurgia e eu quero fazer imediatamente um mutirão de cirurgias. Com R$ 20 milhões é possível fazer esse mutirão.”

Educação
“Os salários dos professores estão defasados. Professor deveria ser função de Estado pela importância que tem. A educação precisa ser repensada. Nós vamos ter que fazer uma revolução. Nós temos 630 escolas públicas e muitas delas estão deterioradas. Eu acredito em uma participação maior da sociedade civil organizada com as escolas. Eu acho que todo mundo pode ajudar, criar grupos na comunidade de integração da escola com os professores, os ex-alunos e a sociedade.”

Confira as fotos aqui.

A entrevista foi transmitida ao vivo pelo canal do Sindilegis no YouTube. Assista aqui.

Café com Política – O Café com Política é um fórum de debate permanente para discutir assuntos vitais para o conjunto da sociedade brasileira, sejam de cunho político, econômico ou social. Criado pelo Sindilegis em 2019, o Café com Política já trouxe luz a temas como Reforma Administrativa, Reforma Tributária, Direitos da Mulher e Perspectivas Sanitárias para o Futuro do Brasil. O projeto traz agora para discussão o tema das eleições com foco em conhecer as propostas dos candidatos do Distrito Federal ao governo e aos cargos de deputado e senador. Esta edição é realizada em parceira com o Sindjus – que representa servidores do Judiciário e MPU no DF – e a Anafe – a associação dos advogados públicos.