Candidata a deputada federal pelo Distrito Federal, Carol Fleury (PSD) defendeu o diálogo com as categorias, a contratação de servidores concursados e o fortalecimento do serviço público durante participação no “Café com Política: Serviço Público em Pauta”.
A entrevista foi conduzida por Valdir Borges, com participação de Alison Souza, presidente do Sindilegis, e Eduardo Lopes, diretor de Relações Institucionais do Sindilegis. O programa é uma iniciativa apartidária, promovida pelo Sindilegis, em parceria com o Instituto Servir Brasil, o Sindireta-DF e a Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB).
Com mais de 20 anos de experiência no Legislativo, Carol também atuou no Executivo como secretária do Entorno do Distrito Federal. Em 2026, disputa uma vaga na Câmara dos Deputados pelo PSD.
Reforma administrativa
Carol criticou a tentativa de colocar servidores e governo em lados opostos e defendeu que eventuais mudanças na administração pública sejam construídas com participação das categorias: “Servidor público é investimento, não é gasto. Então a gente precisa ter muita clareza, sou a favor sim da reforma trabalhista [administrativa], mas baseada primeiro no diálogo”.
A candidata também defendeu a contratação de servidores concursados, especialmente nas áreas de saúde e educação e afirmou que pretende manter um gabinete aberto para receber as demandas do funcionalismo.
Data-base e negociação
Sobre a data-base dos servidores, Carol declarou apoio ao projeto que regulamenta a negociação coletiva no serviço público e afirmou que pretende participar da articulação pela aprovação da proposta.
“A gente precisa ter o acordo coletivo, a gente precisa ouvir as instituições. […] Então a gente é um gabinete que vai ter diálogo 100% com o servidor ouvindo, e esse projeto tem que ser aprovado”, afirmou.
A candidata citou ainda sua experiência como gestora em Águas Lindas de Goiás, quando participou de negociações com sindicatos para regularizar salários atrasados de servidores.
Serviço público
Carol defendeu o fortalecimento do serviço público como condição para a execução de políticas públicas e relacionou a falta de servidores efetivos aos problemas enfrentados em áreas como saúde e educação: “É sempre na política pública, na entrega, mas eu não enxergo entrega sem o serviço público fortalecido”, afirmou.
Na saúde, defendeu a convocação de concursados e criticou o modelo do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGES-DF), defendendo o retorno da gestão à Fundação Hospitalar.
Carta-compromisso
Ao final da entrevista, Carol Fleury assinou a carta-compromisso da campanha “Vote Consciente”, promovida pelo Instituto Servir Brasil em parceria com Sindireta-DF, CSPB e Sindilegis. O documento estabelece compromissos como o diálogo permanente com representantes dos trabalhadores, o aprimoramento da capacidade estatal e o apoio a propostas de valorização do serviço público.
“Quero chamar todos os servidores, todos os sindicatos. Realmente, dando certo e a gente chegando lá, vocês terão mais um gabinete de portas abertas para que a gente faça a correria necessária para buscar sempre a solução”, afirmou.
A entrevista com Carol Fleury está disponível no canal do Sindilegis no YouTube. Confira o episódio na íntegra a seguir.


