54117071245_8a098b9c4c_k

Inscrições para o Palco Aberto 2025 se encerram sexta-feira (28); participe do Festival de Talentos do Legislativo Federal e TCU

As inscrições para a segunda edição do Palco Aberto: Festival de Talentos do Legislativo Federal estão abertas e se encerram na próxima sexta-feira, dia 28 de novembro de 2025, às 18h. O festival é uma iniciativa do Sindilegis, em parceria com a Câmara dos Deputados, o Senado Federal e o Tribunal de Contas da União (TCU), e busca reconhecer e valorizar o trabalho artístico de servidores ativos, inativos, efetivos, comissionados e colaboradores dessas Casas.

O Festival valoriza produções artísticas nas áreas de música, dança, cinema, literatura, fotografia, artes plásticas, artesanato e gastronomia. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo aplicativo Sindilegis Mais (para filiados) ou pelo formulário disponível para não filiados e convidados.

A participação implica concordância com todas as regras do edital, incluindo os critérios de seleção, formatos de envio dos trabalhos e prazos definidos no cronograma oficial. Os resultados serão divulgados no dia 5 de dezembro.

Modalidades artísticas e critérios de participação

O 2º Palco Aberto aceita trabalhos nas seguintes modalidades:

Música:

Máximo de 3 (três) músicas por participante ou grupo.
Duração máxima de 12 (doze) minutos para os espetáculos musicais selecionados.

Dança:

Máximo de 1 (um) trabalho por participante ou grupo.
Duração máxima de 12 (doze) minutos para os espetáculos de dança.
Serão selecionados 15 (quinze) trabalhos para apresentação.

Literatura:

Máximo de 4 (quatro) trabalhos por participante ou grupo.
Gêneros aceitos: conto, crônica, poesia, romance e ensaio.
Apresentações literárias (leitura ou declamação) terão duração máxima de 7 minutos.
Serão selecionados 20 (vinte) trabalhos.

Pintura, escultura, desenho e gravura:

Máximo de 2 (dois) trabalhos por participante ou grupo.
Dimensão máxima da obra de 1,70mx1,70m.
Esculturas devem ter, no máximo, 2m³ cada.

Artesanato:

Máximo de 4 (quatro) trabalhos por participante ou grupo.
As obras, individualmente ou em conjunto, não poderão exceder o volume de 2m³.

Fotografia:

Máximo de 6 (seis) trabalhos por participante ou grupo.

Gastronomia: apenas 1 (um) trabalho por participante ou grupo.

Cinema (Curta e Longa-metragem):

Máximo de 2 (dois) trabalhos por participante ou grupo.
Curta-metragem: no máximo 5 (cinco) minutos de duração.
Longa-metragem: não há limite de duração.

Critério geral de vedações: não serão aceitas obras que atentem contra a lei ou tragam menções indecorosas, preconceituosas, desrespeitosas, discriminatórias, injuriosas, caluniosas, difamatórias e/ou que atentem contra a dignidade, imagem, reputação, honra, moral, integridade ou qualquer outro direito de qualquer pessoa, nacionalidade, etnia, política ou religião, ou que constituam plágio ou violação de direitos autorais.

Confira íntetgra do edital aqui.

Crédito: GrupoPhoto [www.grupophoto.com.br]

Sindilegis prestigia posse da nova gestão da Abrapp para o triênio 2025-2027

O presidente do Sindilegis, Alison Souza, compareceu à solenidade de posse da nova gestão da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp), bem como da UniAbrapp, ICSS e Sindapp. A cerimônia, que oficializou o mandato para o triênio 2025-2027, ocorreu na última terça-feira, 4 de fevereiro, e reuniu diversas autoridades e lideranças do setor.

Entre os convidados, destacou-se a presença do deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG), importante interlocutor no Congresso Nacional na defesa dos pleitos do sistema de previdência complementar nos últimos anos. Durante a solenidade, o deputado reafirmou seu compromisso em continuar o debate sobre as pautas do setor, ressaltando a importância da previdência complementar para garantir uma aposentadoria digna aos trabalhadores brasileiros.

Na ocasião, foram empossados Jarbas Antonio de Biagi (OABPrev-SP) como Diretor-Presidente da UniAbrapp; Cícero Rafael Dias (Funpresp-Exe) como Diretor Vice-Presidente; e Denise Maidanchen (Quanta Previdência) como Diretora Executiva.

O presidente Alison Souza parabenizou a nova diretoria da Abrapp, desejando sucesso na gestão que se inicia. “A nova gestão da Abrapp pode contar com o apoio do Sindilegis para que juntos possamos trabalhar em prol da previdência complementar no Brasil e em defesa dos servidores”, afirmou Alison Souza.

Recentemente, o Sindilegis atuou em parceria com a Abrapp na articulação do PLP 68/2024, cujo texto original poderia gerar aumento em mensalidades de plano de saúde e perda de 12% de aposentadorias e pensões nas entidades fechadas de previdência complementar. Graças à atuação conjunta, foi possível evitar prejuízos para os participantes de planos de previdência complementar.

A participação do Sindilegis na solenidade de posse da Abrapp reforça o compromisso do Sindicato com a defesa dos interesses dos servidores públicos e com o fortalecimento do sistema de previdência complementar no país.

Sobre a Abrapp

A Abrapp é uma entidade sem fins lucrativos, com 46 anos de existência e 234 associadas. A Associação é de grande relevância para as entidades fechadas de previdência complementar (EFPC) no país, apoiando ações de fomento e regulamentação do sistema, promovendo ações de educação e representando as entidades junto aos poderes, defendendo os interesses das associadas.

Congresso Nacional dia

Sindilegis segue monitorando reforma administrativa

Entidade criou grupo de trabalho para analisar propostas do Governo Federal e solicitou audiência com direção da Câmara dos Deputados para participar da discussão

Diante das notícias que circularam nos últimos dias sobre a intenção do Governo de enviar ao Congresso uma proposta de reforma administrativa nas próximas semanas, o Sindilegis informa que está atento e acompanhando de perto, em atuação conjunta com parlamentares, todas as discussões que envolvem a reforma administrativa, seja da Câmara dos Deputados, capitaneada pelo presidente da Casa, deputado Rodrigo Maia, seja a do serviço público, de prerrogativa do Governo Federal.

O Sindilegis aguarda a apresentação da proposta do Governo para analisar seu conteúdo e oferecer suporte para ajudar a construir um texto que seja justo e que reconheça a importância da prestação de serviço aos cidadãos. “O tema é prioridade para o país e, por isso, é crucial que os servidores sejam ouvidos e participem do debate de forma ativa e protagonista”, declara Petrus Elesbão, presidente da entidade.

Monitoramento

Ciente de que uma eventual reforma administrativa pode envolver outras propostas legislativas, não apenas o projeto principal a ser enviado pela Presidência, o Sindilegis monitora, desde o ano passado, o conjunto de PECs e PLs com maior impacto sobre os servidores e o serviço público.

O Sindicato criou um grupo de trabalho com reuniões semanais para tratar exclusivamente deste assunto, com participação do corpo diretivo e gerencial do Sindilegis, servidores das três Casas e consultores políticos externos.

Na Câmara dos Deputados, o presidente da Casa, Rodrigo Maia, marcou para esta quarta-feira (2), reunião com líderes partidários para tratar da proposta de reforma administrativa interna. O Sindilegis fez um pedido para futura audiência com a Direção da Casa para oferecer apoio técnico do grupo criado para estudar o tema.

Café com Política

Desde a 4ª edição do Café com Política, fórum do Sindilegis para debates de interesse da sociedade, o tema está no radar. O evento já recebeu o ex-banqueiro Eduardo Moreira e o diretor-executivo da Instituição Fiscal Independente do Senado, Felipe Salto.

Em agosto, o assunto foi tema do debate com o presidente da Frente Parlamentar Mista da Reforma Administrativa, deputado Tiago Mitraud, com a senadora Kátia Abreu, que integra a comissão, e o presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público, deputado Israel Batista. Lembrando que este foi o segundo encontro do Sindilegis com o deputado Tiago Mitraud no último mês.

Cópia de Nota de repúdio

Alerta! Possível golpe promete portabilidade de empréstimo em nome de banco

Servidores do TCU relataram contatos suspeitos, com uso de dados pessoais

A diretoria do Sindilegis recebeu o relato de alguns servidores do TCU sobre ligações e mensagens de Whatsapp que podem representar uma tentativa de golpe. Por meio de chamadas de voz ou envio de mensagem pelo aplicativo, uma pessoa se identifica como sendo representante do banco Santander e oferece serviço de portabilidade de empréstimo consignado com taxas menores que as oferecidas pelo mercado. O caso chamou atenção porque durante os contatos os supostos funcionários do banco citam dados pessoais dos servidores e, além disso, utilizam linhas telefônicas que não respondem de volta.

Fiquem atentos a qualquer forma suspeita de abordagem por parte de fornecedores. Nunca compartilhem seus dados com estranhos e sempre consultem os departamentos pessoais do seu órgão de origem para confirmar parcerias com instituições financeiras.

Odontolegis site

Odontolegis de portas abertas!

Clínica odontológica reabre hoje, na Sede do Sindilegis (610 Sul), com funcionamento de segunda a sexta

 A clínica odontológica do Sindilegis exclusiva para filiados e seus dependentes já está em funcionamento a partir de 18 de março. Consultas já podem ser agendadas desde o dia 9 por meio do telefone (61) 3246-2400.

Ao longo dos últimos meses o Sindilegis refez o modelo de prestação de serviços odontológicos aos seus filiados. As mudanças foram feitas com o objetivo de estender o serviço em nível nacional, modernizar a clínica própria e realocar parte dos recursos financeiros para subsídios tratamento de alto custo, uma vez constatado que parcela dos filiados já possuem planos odontológicos próprios com cobertura de serviços básicos.

Importante destacar que a estratégia de implantação do novo modelo ocorrerá em quatro etapas, duas delas já vencidas. São elas:

Etapas vencidas

  1. Contratação de plano odontológico para todos os filiados e seus dependentes – Outubro/19;
  2. Reforma e reabertura da clínica própria da sede – Março/20;

Próximos passos

  1. Compra de equipamentos e contratação de serviços para clínica própria (scanner intraoral e impressora 3D) – Junho/20;
  2. Oferta de preços especiais para tratamentos de alto custo – Agosto/20 (a tabela de valores será divulgada à época);

Alison Souza, vice-presidente, e Fátima Mosqueira, diretora de benefícios, comentaram da satisfação da diretoria em reabrir a clínica, forte demanda dos filiados. Segundo eles, “esses meses de suspensão foram necessários para que conseguíssemos atingir os nossos objetivos de estender o serviço a todos e, claro, aumentar a sua qualidade. Os colegas vão gostar das novidades”.

O funcionamento da Odontolegis será de segunda a sexta, das 8h às 18h e aos sábados, de 9h até 13h. Em decorrência da pandemia de Coronavírus, a clínica funcionará com horário especial, das 10h às 16h, para atendimentos de emergência, até o próximo dia 27 de março. O objetivo da medida é prevenir o contágio pelo Covid-19.

WhatsApp Image 2019-09-11 at 10.51.22

Câmara e Senado ganham iluminação especial em prol de Setembro Amarelo

Campanha criada em 2015, busca pautar necessidade de conscientização da prevenção ao suicídio

Corroborando com o “Setembro Amarelo”, os prédios do Congresso Nacional ganharam iluminação especial, no último domingo (8), em referência à campanha. O mês é dedicado à discussão sobre a prevenção ao suicídio.

Créditos: Tv Senado

A data de 10 de setembro é marcada pelo Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas. No Brasil, 32 pessoas se matam por dia. No mundo, há uma morte do tipo a cada 40 segundos.

A diretora de Benefícios do Sindilegis, Fátima Mosqueira, destacou a importância do debate. “A depressão é uma doença que, muitas vezes, é silenciosa. É extremamente que pautemos essa discussão entre nossos filiados para que, munidos de informação, possam ajudar seus parentes e amigos e evitar tragédias”, analisou.

A campanha “Setembro Amarelo” foi criada em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), em parceria com o Conselho Federal de Medicina e com a Associação Brasileira de Psiquiatria. O objetivo é dar mais visibilidade ao problema, que afeta cerca de 11 mil pessoas por ano no Brasil.

9-dicas-para-otimizar-a-gestao-de-contratos-em-hospitais-3-1280x640

Funcionária do Sindilegis garante economia anual de mais de R$ 160 mil para a entidade

Denise Roig, assessora da presidência, atuou nos contratos do Sindicato junto à Vivo e à agência de turismo e conseguiu recuperar o montante para os cofres do Sindilegis

Em uma ação inédita e digna de exemplo, a assessora da presidência do Sindilegis Denise Roig garantiu um retorno financeiro significativo para o Sindicato, por meio da gestão de contratos da entidade com prestadores de serviços. Em aproximadamente um ano de atuação, Roig recuperou para o Sindilegis cerca de R$ 160 mil e a previsão é que esse retorno seja ainda mais significativo nos próximos meses.

A ideia surgiu após Denise verificar que havia reembolsos junto à agência de viagem que não havia sido feitos. Após levantar os documentos que comprovavam os reembolsos, a assessora acionou a agência e garantiu um retorno de quase R$ 40 mil para o Sindicato.

A funcionária não parou por aí. Acionada pelo presidente para gerir o contrato da entidade com a operadora de telefonia móvel Vivo, Denise Roig constatou que o montante pago pelo Sindicato estava acima do que era previsto. Após diversos contatos com a Vivo, Roig conseguiu reduzir o contrato que antes era R$ 13 mil por mês para R$ 2,8 mil – contabilizando uma economia anual de quase R$ 120 mil.

De acordo com Denise, a ideia surgiu da necessidade que ela sentiu de poupar os recursos do Sindilegis, para que se pudesse investir em outras áreas prioritárias. “Eu encarei isso como um papel meu. Faço parte dessa empresa e é ela que garante meu sustento. Por isso, nada mais justo do que fazer essa economia, para que o Sindicato possa investir em outras iniciativas”, declarou.

Assim como Denise Roig, você também pode contribuir com esse projeto. Ações simples como apagar as luzes ao sair, desligar os ares-condicionados e evitar impressões desnecessárias podem contribuir para que o Sindicato tenha mais recursos para investir em cursos, eventos e muito mais. Faça parte desse projeto. O Sindilegis é a sua segunda casa!

Web

Sindilegis implementa novo modelo de gestão que promete soluções mais criativas e inovadoras para os filiados

Os funcionários estarão concentrados em quatro núcleos de atuação para priorizar as demandas importantes aos filiados

O Sindilegis está inserido em um contexto organizacional dinâmico, que exige atuação rápida e ampla em diversas frentes. Sob esta perspectiva, a Diretoria Administrativa do Sindicato decidiu inovar e implementar um novo modelo de gestão, que vai revolucionar a forma de trabalho interno e especializar o corpo funcional para uma atuação de excelência.

O modelo de gestão levou em conta o que está disposto no artigo 8º do Estatuto do Sindilegis, que versa sobre a “razão de existir” da entidade. Pela proposta, os funcionários estarão concentrados em núcleos de atividades, que trabalharão estrategicamente para ofertar as melhores soluções nas áreas de: benefícios, defesa do servidor e gestão administrativa.

“Essas áreas estarão concentradas e articuladas para oferecer aos nossos filiados as melhores soluções em produtos e serviços. Deixamos de lado aquela estrutura organizacional e adotamos um modelo que foca naquilo que os filiados necessitam, que será desenvolvido por grupos de especialistas atuando direcionados por um planejamento”, elucidou Alison Souza, diretor administrativo do Sindicato.

O corpo de profissionais do Sindilegis também está trabalhando para construir um Planejamento das Ações que ocorrerão durante o próximo ano. Esse plano tem como principal objetivo entender o que o Sindicato precisa realizar para atender aos anseios da categoria, além de trabalhar previamente para possíveis cenários adversos.

“O que percebemos é que sempre estávamos tentando responder às necessidades do contexto de transformações, mas sem pensar previa e estrategicamente. Com os nossos especialistas divididos por áreas, será possível focar naquilo que queremos atingir e quais ferramentas precisamos para isso”, pontuou o diretor administrativo do Sindilegis.

A mudança na estrutura organizacional começa nesta segunda-feira (26). A previsão é que gere um impacto significativo na forma de atuação do Sindilegis, além de mais organização nos processos e demandas internas.

Confira quais são os núcleos de atuação e as responsabilidades de cada área:

Benefícios: tem o objetivo de coordenar e atuar na melhoria da qualidade de vida, bem-estar e vantagens para os filiados e seus dependentes. Serão traçados diversas ações para garantia de descontos, lazer e eventos de integração;

Defesa do servidor: o núcleo irá acompanhar as demandas que geram impacto na vida laboral do servidor. O grupo é formado por advogados, assessores parlamentares e jornalistas, que trabalharão, de forma articulada, para análise de projetos de lei, informações legislativas e jurídicas. Essa análise subsidiará a formação de juízo técnico e político pela diretoria, e a construção, de forma sistemática e permanente, de canais de diálogo entre seus filiados, a população e as organizações integrantes da sociedade civil;

Gestão administrativa: o grupo irá trabalhar para otimizar custos e gerir da melhor maneira os recursos do Sindilegis. O objetivo é garantir que o Sindicato tenha uma saúde financeira, além de atender as demandas financeiras da melhor maneira possível;

Presidência: visa assessorar o presidente e dar todo suporte necessário na consecução dos objetivos estratégicos do Sindicato. A interlocução entre o Sindilegis e as lideranças das Casas também deverá ser feita por esse grupo.