A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados realizou, na tarde desta quinta-feira (11), audiência pública para debater o Projeto de Lei (PL) 4.418/2025, que institui o Dia da Valorização das Mulheres na Infraestrutura Nacional. O encontro ocorreu no Plenário 14 do Anexo II da Câmara e foi proposto pela deputada Erika Kokay, por meio do Requerimento CMulher nº 19/2026.
Ao abrir a audiência, Erika Kokay destacou que a iniciativa atende a uma exigência regimental da Câmara para a criação de datas comemorativas, mas ressaltou que o principal objetivo do encontro era ouvir representantes de diferentes órgãos e entidades sobre a importância da presença feminina no setor. “Queremos escutar os diversos ministérios e fazer valer a importância das mulheres na infraestrutura. Essa é uma carreira fundamental, com enorme transversalidade, presente em várias políticas públicas e responsável por desenvolver projetos estruturantes para o Brasil”, afirmou.
Ao dar início aos debates, Erika Kokay ressaltou ainda o caráter simbólico da proposta. “Será uma belíssima tarde para homenagearmos as mulheres na infraestrutura nacional”, disse a deputada, ao destacar que o PL 4.418/2025 busca instituir o Dia da Valorização das Mulheres na Infraestrutura Nacional.
A audiência reuniu representantes de ministérios, entidades de classe e associações ligadas à infraestrutura. Participaram dos debates a secretária-executiva adjunta do Ministério das Cidades, Karênina Martins Teixeira Dian; a coordenadora-geral de Promoção da Igualdade Econômica das Mulheres do Ministério das Mulheres, Simone Schaffer; a coordenadora-geral de Outorgas e Delegações Rodoviárias do Ministério dos Transportes, Patrícia Theodorovski Garbin Castanha; a diretora de Valorização da Mulher na Infraestrutura Nacional da Associação Nacional dos Analistas e Especialistas em Infraestrutura (ANEINFRA), Pollyana Santana Guimarães; além de representantes do DNIT, entidades sindicais e associações profissionais.
Durante as exposições, as participantes defenderam a aprovação do projeto como uma forma de ampliar a visibilidade das mulheres que atuam na infraestrutura e incentivar sua participação em cargos de liderança e tomada de decisão. Também ressaltaram que a presença feminina no setor ainda é minoritária, apesar dos avanços registrados nos últimos anos.
Outro ponto levantado durante a audiência foi a necessidade de valorização da carreira de infraestrutura no serviço público federal. Integrantes da categoria defenderam a ampliação do quadro de servidores e a convocação dos candidatos aprovados que ainda aguardam nomeação em cadastro de reserva, diante da existência de vagas ociosas em órgãos ligados ao setor.
As participantes também ressaltaram que a proposta dialoga com iniciativas nacionais e internacionais voltadas à promoção da equidade de gênero. O debate destacou que o reconhecimento das mulheres da infraestrutura vai além das engenheiras, abrangendo profissionais de diversas áreas, como arquitetura, geologia, geografia, economia, regulação e planejamento.
Ao final da audiência, as expositoras reforçaram que a criação do Dia da Valorização das Mulheres na Infraestrutura Nacional representa um passo importante para reconhecer a contribuição feminina ao desenvolvimento do país, fortalecer a representatividade no setor e incentivar a ocupação de espaços de liderança por mulheres.
















