WhatsApp Image 2026-06-11 at 16.40.38

Audiência pública debate criação do Dia da Valorização das Mulheres na Infraestrutura Nacional

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados realizou, na tarde desta quinta-feira (11), audiência pública para debater o Projeto de Lei (PL) 4.418/2025, que institui o Dia da Valorização das Mulheres na Infraestrutura Nacional. O encontro ocorreu no Plenário 14 do Anexo II da Câmara e foi proposto pela deputada Erika Kokay, por meio do Requerimento CMulher nº 19/2026.

Ao abrir a audiência, Erika Kokay destacou que a iniciativa atende a uma exigência regimental da Câmara para a criação de datas comemorativas, mas ressaltou que o principal objetivo do encontro era ouvir representantes de diferentes órgãos e entidades sobre a importância da presença feminina no setor. “Queremos escutar os diversos ministérios e fazer valer a importância das mulheres na infraestrutura. Essa é uma carreira fundamental, com enorme transversalidade, presente em várias políticas públicas e responsável por desenvolver projetos estruturantes para o Brasil”, afirmou.

Ao dar início aos debates, Erika Kokay ressaltou ainda o caráter simbólico da proposta. “Será uma belíssima tarde para homenagearmos as mulheres na infraestrutura nacional”, disse a deputada, ao destacar que o PL 4.418/2025 busca instituir o Dia da Valorização das Mulheres na Infraestrutura Nacional.

A audiência reuniu representantes de ministérios, entidades de classe e associações ligadas à infraestrutura. Participaram dos debates a secretária-executiva adjunta do Ministério das Cidades, Karênina Martins Teixeira Dian; a coordenadora-geral de Promoção da Igualdade Econômica das Mulheres do Ministério das Mulheres, Simone Schaffer; a coordenadora-geral de Outorgas e Delegações Rodoviárias do Ministério dos Transportes, Patrícia Theodorovski Garbin Castanha; a diretora de Valorização da Mulher na Infraestrutura Nacional da Associação Nacional dos Analistas e Especialistas em Infraestrutura (ANEINFRA), Pollyana Santana Guimarães; além de representantes do DNIT, entidades sindicais e associações profissionais.

Durante as exposições, as participantes defenderam a aprovação do projeto como uma forma de ampliar a visibilidade das mulheres que atuam na infraestrutura e incentivar sua participação em cargos de liderança e tomada de decisão. Também ressaltaram que a presença feminina no setor ainda é minoritária, apesar dos avanços registrados nos últimos anos.

Outro ponto levantado durante a audiência foi a necessidade de valorização da carreira de infraestrutura no serviço público federal. Integrantes da categoria defenderam a ampliação do quadro de servidores e a convocação dos candidatos aprovados que ainda aguardam nomeação em cadastro de reserva, diante da existência de vagas ociosas em órgãos ligados ao setor.

As participantes também ressaltaram que a proposta dialoga com iniciativas nacionais e internacionais voltadas à promoção da equidade de gênero. O debate destacou que o reconhecimento das mulheres da infraestrutura vai além das engenheiras, abrangendo profissionais de diversas áreas, como arquitetura, geologia, geografia, economia, regulação e planejamento.

Ao final da audiência, as expositoras reforçaram que a criação do Dia da Valorização das Mulheres na Infraestrutura Nacional representa um passo importante para reconhecer a contribuição feminina ao desenvolvimento do país, fortalecer a representatividade no setor e incentivar a ocupação de espaços de liderança por mulheres.

WhatsApp Image 2026-06-11 at 15.21.11

Negociação coletiva, campanha “Voto Consciente” e adesão do Sinait e do Unafisco Nacional ao Instituto Servir Brasil são destaques de encontro desta quarta-feira (10)

Representantes das entidades associadas ao Instituto Servir Brasil se reuniram na sede do Sindilegis, nessa quarta-feira (10), para deliberar sobre a filiação do Sinait e da Unafisco Nacional ao Instituto; alinhar a organização dos próximos encontros regionais em Fortaleza e Belo Horizonte; e discutir propostas de aperfeiçoamento ao PL nº 1.893/2026, que trata da negociação coletiva no serviço público. A pauta também incluiu atualizações sobre o movimento “Voto Consciente”.

Foto: Emanuella Bandeira de Albuquerque/Ascom Sinait

Aprovada por unanimidade, a entrada do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait) e da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Unafisco Nacional) amplia o quadro de entidades associadas ao Instituto. O presidente do Sindilegis e da Frente Servir Brasil, Alison Souza, deu as boas-vindas às novas filiadas e destacou a importância da adesão para o fortalecimento da representação dos servidores públicos.

Na ocasião, Alison reforçou o convite para os próximos encontros regionais, em Fortaleza e Belo Horizonte. Na capital cearense, a reunião será realizada nesta sexta-feira (12), às 9h, no Hotel Oásis Atlântico, com a presença do deputado federal André Figueiredo, presidente da Frente Servir Brasil. Em Belo Horizonte, o encontro ocorrerá em 25 de junho, às 14h, na sede do Sindalemg.

As reuniões discutirão pautas prioritárias dos servidores públicos, como o PL 1.893/2026, sobre negociação coletiva no serviço público; a retomada do Adicional por Tempo de Serviço (ATS); e a PEC 6, que prevê o fim da contribuição previdenciária de aposentados e pensionistas.

Posteriormente, a consultora jurídica Zilmara Alencar apresentou um quadro comparativo da proposta de emenda supressiva ao PL nº 1893/2026, que trata da regulamentação da negociação coletiva. Durante a reunião, foi avaliado que o projeto deve ir a votação na Câmara somente em agosto.

A discussão concentrou-se em dispositivos considerados frágeis pelas entidades, que defendem ajustes para conferir à proposta caráter de lei de diretrizes e fortalecê-la como instrumento de defesa da negociação coletiva no serviço público.

Em síntese, o objetivo é garantir a aprovação de uma legislação que valorize servidores e empregados públicos e assegure a melhoria contínua das condições de trabalho, indo além de uma norma voltada exclusivamente à solução de questões administrativas.

Estiveram presentes na assembleia Daniel Avelino, presidente da Anesp; Marco Oliveira, presidente da Assecor; Cássio Kelly, presidente do SindSusep; bem como representantes da Febrafite, do Sindireceita, do Sinait, da Aned, da Anfip e da Unafisco Nacional.

O serviço público importa. Seu voto também – O encontro foi encerrado com atualizações sobre o movimento Voto Consciente, que será lançada no dia 15 de junho. As entidades já aderiram ao movimento e farão mobilizações importantes até 4 de outubro, durante o período eleitoral, a fim de estimular a reflexão crítica dos eleitores, especialmente no que diz respeito à valorização do serviço público e à defesa das instituições.

capa-atendimentos-funpresp (3)

Funpresp realiza novo plantão de atendimento, desta vez no posto do Sindilegis na Câmara, nos dias 18 e 19 de junho

Servidores interessados em esclarecer dúvidas sobre previdência complementar e planejamento para a aposentadoria terão uma nova oportunidade na próxima semana. A Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp) promoverá um plantão de atendimento no posto do Sindilegis localizado no 27º andar do Anexo I da Câmara dos Deputados, nos dias 18 e 19 de junho, das 9h às 17h.

Durante os dois dias, representantes da Fundação estarão disponíveis para prestar orientações individualizadas sobre previdência complementar, regras de aposentadoria e aspectos relacionados ao planejamento financeiro de longo prazo.

Os atendimentos abordarão temas como as regras do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), modalidades de aposentadoria, funcionamento da previdência complementar, formas de adesão, contribuições, rentabilidade, governança e demais características dos planos administrados pela Funpresp.

A iniciativa busca oferecer informações que auxiliem os servidores na compreensão de sua situação previdenciária e na tomada de decisões mais conscientes para o futuro.

Serviço

Plantão de Atendimento da Funpresp
18 e 19 de junho
Das 9h às 17h
Posto do Sindilegis na Câmara dos Deputados – Anexo I, 27º andar

fique ligado-1

Artigo 16 do PL 3995/2024 mobiliza entidades de controle no Senado

Representantes de entidades ligadas ao controle interno e externo da administração pública defenderam, nesta semana, a ampliação do debate sobre o Projeto de Lei nº 3.995/2024, que trata de diretrizes de governança pública. A principal preocupação está no artigo 16 da proposta, que permite a participação de consultorias privadas na análise de demonstrações contábeis de órgãos e entidades públicas.

A discussão mobilizou representantes do Sindilegis, do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) e de outras entidades da área de controle, que estiveram no Senado Federal para dialogar com parlamentares sobre possíveis impactos da medida.

Embora defendam o fortalecimento da governança na administração pública, as entidades avaliam que o texto, da forma como está redigido, pode comprometer atribuições consideradas estratégicas para o Estado.

O presidente do Sindilegis, Alison Souza, afirmou que a preocupação está concentrada na possibilidade de transferência de atividades de controle para a iniciativa privada. “O artigo 16 abre espaço para que consultorias privadas realizem análises das demonstrações contábeis da administração pública. Entendemos que esse ponto fragiliza as atividades de controle, tanto interno quanto externo, e traz riscos para a administração pública brasileira”, disse.

Segundo Alison, o objetivo é garantir que o tema seja discutido de forma mais aprofundada antes da votação da proposta. “Estamos dialogando com os senadores para que essa matéria seja melhor debatida e aperfeiçoada, permitindo uma análise mais ampla dos seus impactos para o sistema de controle público”, acrescentou.

Além disso, o presidente do Fonacate, Rudinei Marques, também manifestou preocupação com a redação atual do projeto e defendeu a ampliação do debate para aperfeiçoar o texto. “Da forma como está redigido, o artigo 16 entrega à iniciativa privada parte de uma atuação exclusiva de Estado ao permitir a privatização das análises das demonstrações contábeis”, afirmou.

As entidades defendem que eventuais mudanças nos mecanismos de governança e controle da administração pública sejam amplamente discutidas com os órgãos e carreiras diretamente envolvidos na atividade, de modo a preservar a independência e a efetividade das estruturas de controle do Estado.

reuniao-virtual-tcu-junhopng

Participe da reunião virtual sobre recálculo do BE para servidores do TCU no dia 15 de junho

Atenção, filiados do Tribunal de Contas da União! No dia 15 de junho, às 16 horas, o Sindilegis vai realizar uma reunião sobre o processo que trata do cálculo do Benefício Especial (BE) para os servidores do TCU. O encontro será virtual, pelo Zoom: https://sindilegis.org/reuniao-BE-TCU

Histórico

Em 2024, o Sindilegis atuou junto ao ministro Benjamin Zymler para oferecer melhores condições na última janela de migração, aberta em 2022. No mesmo ano, o ministro Jorge Oliveira pediu vista durante a apreciação do processo TC 036.695-2019-0, que busca regulamentar a inclusão do tempo e das remunerações que serviram de base para contribuições ao regime de previdência militar no cálculo do BE do regime de previdência pública complementar (RPC).

Participe da reunião e fique por dentro das pautas prioritárias do sindicato.

ChatGPT Image 9 de jun. de 2026, 14_45_14

Primeiro sorteio da campanha Best Filiados Forever acontece no próximo dia 15 de junho

Ainda dá tempo de participar e concorrer aos sorteios semanais e ao grande prêmio final de passagens aéreas

A campanha Sindilegis Best Filiados Forever, lançada em comemoração aos 38 anos do Sindicato, está a todo vapor. E a primeira grande oportunidade para os participantes está chegando: o primeiro sorteio será realizado no dia 15 de junho.

A iniciativa convida filiados a indicarem novos servidores para se filiarem ao Sindilegis. A cada indicação validada e com a adesão efetivada, a dupla formada por indicador e indicado passa a concorrer aos sorteios semanais e ao grande prêmio final da campanha.

Quem participar agora ainda garante uma vantagem importante: as indicações realizadas em junho recebem cinco números da sorte, aumentando significativamente as chances de contemplação nos sorteios.

Como funciona

A dinâmica é simples. O filiado indica uma pessoa elegível que ainda não possua vínculo ativo com o Sindicato. Após a confirmação da filiação e do cadastro na plataforma Sindilegis Mais, a dupla recebe números da sorte compartilhados para participar dos sorteios.

Não há limite de indicações. Quanto mais pessoas o filiado indicar e tiverem a adesão efetivada, mais números da sorte serão gerados.

Os números podem ser consultados diretamente na plataforma Sindilegis Mais e ficam disponíveis apenas para a dupla participante.

Sorteios semanais

Ao longo da campanha, serão realizados sorteios semanais com kits compostos por dois vouchers Sindilegis de R$ 300 para utilização em lojas parceiras como Netshoes, Chilli Beans, Zara, Decathlon e Madero — um voucher para o indicador e outro para o indicado.

A cada semana, três duplas serão contempladas, totalizando seis ganhadores por sorteio.

As próximas datas dos sorteios são:

  • 15, 22 e 29 de junho;
  • 6, 13, 20 e 27 de julho;
  • 3, 10, 17 e 31 de agosto;
  • 8, 14, 21 e 28 de setembro; e
  • 5, 12 e 28 de outubro.

Importante: os participantes contemplados em sorteios semanais deixam de concorrer aos sorteios das semanas seguintes, mas permanecem automaticamente na disputa pelo prêmio final.

Grande prêmio final

O encerramento da campanha acontecerá em 28 de outubro, quando serão sorteadas três duplas vencedoras — uma da Câmara dos Deputados, uma do Senado Federal e uma do Tribunal de Contas da União.

Cada participante contemplado receberá crédito de até R$ 4 mil em agência de viagens, podendo utilizá-lo para passagens aéreas e outros serviços previstos no regulamento, além de contar com um acompanhante.

Quem pode participar

Podem participar servidores efetivos e comissionados, ativos ou aposentados, pensionistas e ex-servidores vinculados à Câmara dos Deputados, ao Senado Federal e ao TCU que possuam vínculo com o Sindilegis como filiados ou contribuintes. Novos filiados e contribuintes que aderirem ao Sindicato durante a campanha também poderão participar.

Vale lembrar que a dupla somente passa a concorrer após a efetivação da filiação do indicado.

Participe

Com o primeiro sorteio marcado para o dia 15 de junho, este é o momento ideal para indicar colegas e ampliar as chances de premiação. Além de fortalecer a representatividade do Sindilegis, os participantes concorrem a dezenas de prêmios ao longo da campanha e ao sorteio final que celebra os 38 anos da entidade.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o Núcleo de Relacionamento e Filiação Sindical pelo telefone (61) 3214-7300, opção 5, ou pelos e-mails [[email protected]] e [[email protected]].

Confira o regulamento clicando aqui.

capa-coral-camara-junho

Coral da Câmara dos Deputados se apresenta nesta quinta-feira (11) no Hall da Taquigrafia

O Sindilegis convida filiados e servidores da Câmara dos Deputados para prestigiar a apresentação especial do Coral da Câmara, que será realizada nesta quinta-feira, 11 de junho, às 14h, no Hall da Taquigrafia.

A iniciativa integra as ações de valorização cultural desenvolvidas no âmbito da Câmara dos Deputados e conta com o apoio do Sindilegis, que reconhece a importância da arte como instrumento de integração, bem-estar e fortalecimento da comunidade legislativa. Sob a regência do maestro Deyvison Miranda, o grupo apresentará um repertório preparado para proporcionar ao público um momento de cultura e apreciação musical em meio à rotina de trabalho.

Serviço

Apresentação do Coral da Câmara dos Deputados
Regência: maestro Deyvison Miranda
Data: 11 de junho (quinta-feira)
Horário: 14h
Local: Hall da Taquigrafia – Câmara dos Deputados

WhatsApp Image 2026-06-09 at 10.20.34

Tanque Cheio: vouchers de junho já estão disponíveis

Filiados ao Sindilegis já podem garantir desconto em combustível no mês de junho. Garanta até três vouchers de gasolina comum, quatro vouchers de gasolina aditivada, dois vouchers de etanol e dois vouchers de diesel. O benefício é válido até 30 de junho.

Confira os valores a seguir:

Gasolina comum: R$ 5,99 o litro.
Gasolina aditivada: R$ 6,17 o litro.
Etanol: R$ 3,79 o litro.
Diesel: R$ 6,99 o litro.

Como garantir seu desconto:

  • Acesse o Sindilegis Mais: faça login no site mais.sindilegis.org.br ou no aplicativo para dispositivos móveis (disponível para iOS e Android).
  • Gere seu voucher: localize a postagem da promoção “Tanque Cheio” e clique em “Gerar voucher”.
  • Confira seus dados: certifique-se de que suas informações estão atualizadas. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo telefone (61) 3214-7300 ou pelo e-mail [email protected]

Endereço dos postos liberados para abastecimento:

Águas Claras
Endereço: Alameda dos Eucaliptos, Quadra 107, Lote 09
(Próximo à Faculdade Unieuro – Eptg)
GPS: https://goo.gl/maps/wN271WjKo7AGS6578

Asa Sul (SQS 309 Sul – BR)
Endereço: SQS 309 Sul
GPS: https://goo.gl/maps/SS2LhA2PX5M2

Asa Norte (311 Norte – Verde Amarelo)
Endereço: SHCN 311 Norte
GPS: https://goo.gl/maps/GfSLJ9gXNkA2

Setor Hoteleiro Norte (Posto Belize)
Endereço: Próximo ao Hotel Manhattan Plaza
GPS: https://goo.gl/maps/vzpAoiPqWmP2

Lago Sul
Endereço:SHIS EPDB QI 7 QL08 – Setor de Habitações Individuais Sul
GPS: https://maps.app.goo.gl/T1zAvTzYQyzmBwXAA

Taguatinga Norte
Endereço: QNG 31, Lote 02 – Taguatinga Norte (RA).
GPS: https://goo.gl/maps/NkEFmuQFyu7z9TvP7

Para mais informações, entre em contato com o Clubs pelo telefone: (61) 2017-6600.

Foto00.jpg

Vitória: SIS reduz desconto da coparticipação de 5% para 3% e amplia cobertura vacinal

Medidas defendidas pelo Sindilegis foram aprovadas pelo Conselho de Supervisão, reduzindo o impacto financeiro sobre os servidores e ampliando ações de prevenção

O Conselho de Supervisão do Sistema Integrado de Saúde (SIS) do Senado Federal aprovou, nesta sexta-feira (29), a redução do limite mensal de desconto da coparticipação de 5% para 3% da remuneração bruta dos servidores, com implementação em agosto, além da ampliação da cobertura vacinal oferecida pela Casa.

A redução do percentual de desconto da coparticipação é uma das principais pautas defendidas pelo Sindicato junto ao Senado nos últimos anos. Somente em 2025, o Sindilegis encaminhou ao menos três ofícios (Ofícios nº 103/2025, 279/2025 e 323/2025) tratando da necessidade de revisão das regras de coparticipação e propondo alternativas para ampliar a proteção financeira dos beneficiários sem comprometer a sustentabilidade do plano.

Foto tirada pelo diretor interinstitucional do Sindilegis, Eduardo Lopes, em reunião com o conselho do SIS.

Foto tirada pelo diretor interinstitucional do Sindilegis, Eduardo Lopes, em reunião com o conselho do SIS.

Nos documentos e reuniões realizadas, o Sindilegis alertou que a ausência de mecanismos mais efetivos de proteção vinha expondo servidores e pensionistas a situações de endividamento prolongado, especialmente em casos de tratamentos contínuos ou de alto custo.

Até então, o desconto mensal em folha era limitado a 5% da remuneração bruta e o saldo devedor podia se acumular indefinidamente ao longo do tempo, sem um limite máximo para a dívida. Em dezembro do ano passado, o Conselho de Supervisão aprovou a criação de um teto de R$ 150 mil para o saldo devedor acumulado por grupo familiar. Na ocasião, o Sindilegis reiterou a necessidade de redução do teto de desconto da coparticipação e apresentou estudo propondo um teto de R$ 50 mil, acompanhado da criação de uma Taxa de Proteção Financeira (TPF) para preservar o equilíbrio financeiro do sistema.

Com a mudança aprovada agora, o limite mensal de desconto passa a ser de 3%, reduzindo o impacto no orçamento familiar dos beneficiários, especialmente de aposentados e pensionistas. O Conselho também aprovou a ampliação da cobertura vacinal oferecida aos servidores. O tema vinha sendo defendido pelo Sindilegis desde 2023.

A nova medida permitirá a administração, por meio da rede credenciada, de vacinas não disponibilizadas pelo SUS, como a QDENGA (dengue), a vacina contra herpes-zóster, a influenza quadrivalente (gripe), a Influelda (gripe para idosos) e vacinas pneumocócicas (pneumonia, meningite e outras infecções causadas pelo pneumococo), entre outras. A coparticipação será de 30%. Para que a medida entre em vigor, o SIS ainda precisa concluir ajustes contratuais junto à rede credenciada. Os trabalhos estão em andamento e a implementação deverá ocorrer o mais rapidamente possível, com divulgação prévia aos beneficiários pelos canais oficiais do plano.

Para o presidente do Sindilegis, Alison Souza, as medidas aprovadas representam o resultado de um esforço coletivo construído ao longo dos últimos anos. “São avanços muito importantes para os beneficiários do SIS e seus familiares. A redução do percentual de desconto da coparticipação traz um alívio financeiro imediato para muitos servidores, enquanto a ampliação da cobertura vacinal fortalece o trabalho de prevenção e cuidado com a saúde. Sabemos que essa é uma conquista construída pelo trabalho de muitas pessoas. Agradecemos ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre, ao vice-presidente do Senado e presidente do Conselho de Supervisão do SIS, Eduardo Gomes, à diretora-geral do Senado, Ilana Trombka, à Dra. Daniele e aos conselheiros Anderson, José Mauro, Ciro e Cattete, em nome de todos que trabalharam para que esses avanços fossem possíveis”, afirmou.

O Sindilegis seguirá acompanhando a implementação das medidas e defendendo novos avanços, como a redução do limite máximo do saldo devedor total e dos percentuais de coparticipação cobrados em procedimentos e atendimentos; o restabelecimento do Serviço de Assistência Médica e Social (Sams); a atualização da tabela de reembolsos; a ampliação da rede credenciada; o aprimoramento do atendimento aos servidores fora do Distrito Federal; e o fortalecimento de iniciativas de prevenção e promoção da saúde como forma de melhorar a qualidade de vida dos beneficiários e reduzir custos assistenciais no médio e longo prazo.

Outros avanços recentes no SIS

Além das medidas aprovadas nesta sexta-feira, o SIS vem implementando outras iniciativas importantes para melhorar a experiência dos beneficiários, ampliar a transparência das informações e humanizar o atendimento aos servidores e seus familiares.

Entre os avanços recentes está a reformulação dos extratos de coparticipação, desenvolvida em parceria com o Núcleo de Apoio à Inovação do Senado (Nainova). O novo modelo foi criado após testes com beneficiários voluntários e passou a apresentar as despesas de forma mais simples e intuitiva, facilitando a compreensão das cobranças e do saldo devedor. Saiba mais aqui.

O SIS também ampliou os canais de comunicação e atendimento aos usuários, incluindo a criação de canal oficial no WhatsApp, manutenção de atendimento setorial especializado pelo aplicativo e implantação do “Espaço SIS”, ponto itinerante de atendimento presencial montado em diferentes áreas do Senado para orientação sobre regras do plano, rede credenciada, extratos e demais serviços. Saiba mais aqui e aqui.

Outra mudança recente foi a ampliação gradual da cobertura de refeições para acompanhantes durante internações em hospitais da rede credenciada. A medida já passou a integrar novos contratos firmados pelo SIS com hospitais como Sírio-Libanês DF e SP, DF Star e Albert Einstein (SP), ampliando o suporte oferecido às famílias em momentos de maior fragilidade e permanência hospitalar prolongada. Saiba mais.

“Quando falamos de saúde, muitas vezes pequenos detalhes fazem grande diferença na vida das pessoas. Facilitar o entendimento dos extratos, ampliar os canais de atendimento, aproximar o SIS dos servidores e oferecer mais suporte às famílias durante internações são medidas que ajudam a tornar o sistema mais humano e mais próximo da realidade dos beneficiários”, afirmou o vice-presidente do Sindilegis para o Senado, Pedro Mascarenhas.

IMG_8574

Arraiá Legis 2026 começa neste sábado (30) e terá programação especial também no domingo (31)

O Arraiá Legis 2026 começa neste sábado, 30 de maio, no clube da Ascade, com dois dias de programação voltada aos filiados e seus familiares. Organizado pela Ascade, pelo Sindilegis e pelo Clubs – Clube de Benefícios do Servidor, o evento reunirá música ao vivo, comidas típicas, quadrilha, espaço kids e atrações para todas as idades.

A grande novidade desta edição é a realização de um segundo dia de festa. Além da tradicional abertura no sábado à noite, o Arraiá contará com programação especial no domingo, 31 de maio, das 14h às 22h, com foco nas famílias e nas crianças.

No sábado, a programação começa às 18h, com apresentações de Rainner, do projeto São João do Nascimento, com Thiago Nascimento, e do grupo Denis Baião de 2.

No domingo, sobem ao palco Miguel Santos, Encosta Neu e DJ Will, garantindo a animação ao longo da tarde e da noite.

Os filiados devem retirar gratuitamente suas cortesias pelo Sindilegis Mais. Cada filiado pode garantir até quatro (4) ingressos por dia do evento.

As cortesias são disponibilizadas separadamente para cada data. Por isso, quem desejar participar nos dois dias deve emitir os vouchers específicos para sábado e domingo.

As vagas são limitadas e sujeitas à disponibilidade. Crianças de até 12 anos têm entrada gratuita.

Como retirar as cortesias

  • Acesse o Sindilegis Mais pelo app disponível para iOS e Android ou pelo desktop por meio do link mais.sindilegis.org.br;
  • Localize o card correspondente ao dia desejado, sendo os dias 30 (sábado) e 31 (domingo);
  • Selecione “Eu quero!” para gerar o voucher; Caso queira gerar quatro vouchers, repita o processo quatro vezes; e
  • Os ingressos ficarão disponíveis em “Vouchers e cupons” no aplicativo ou em “Meus vouchers” no desktop. Cada QR code equivale a um ingresso.

Serviço:

Arraiá Legis 2026
30 e 31 de maio de 2026
30/5 a partir das 18h | 31/5 das 14h às 22h
Clube da Ascade
Informações: (61) 3226-4503 ou (61) 98594-5686

BANNERS SITE - 2026-05-28T143959.422

Inscrições para a OIT 2026 estão abertas; servidores da Câmara, do Senado e do TCU podem participar

Estão abertas as inscrições para a edição 2026 das Olimpíadas de Integração dos Tribunais (OIT), que será realizada de 28 a 30 de agosto, na ASTCU, em Brasília. O evento reúne servidores e colaboradores de diferentes órgãos públicos em uma programação voltada ao esporte e à integração.

Inscreva-se: https://www.olimpiadasdeintegracao.com.br/

Servidores da Câmara dos Deputados, do Senado Federal e do Tribunal de Contas da União (TCU) estão entre os públicos convidados a participar da competição, que contará com diversas modalidades esportivas e recreativas.

A programação inclui disputas de basquete 3×3, beach tennis, cabo de guerra, canoa havaiana, caminhada 2 km, corrida 5 km, crosstraining, damas, dominó, e-games, flexão de braço, futebol society, futevôlei, jiu-jitsu, natação 50m, pebolim, peteca, pôquer, sinuca, tênis, tênis de mesa, tiro esportivo, truco, vôlei de praia e xadrez.

Segundo a organização, as inscrições seguem em ritmo acelerado e algumas modalidades já estão próximas do limite de vagas. A orientação é para que os interessados garantam participação o quanto antes.

As inscrições podem ser feitas por meio do site oficial das Olimpíadas de Integração. Os participantes também podem acompanhar novidades, comunicados e bastidores do evento pelos canais oficiais da competição nas redes sociais.

A OIT 2026 conta com apoio de entidades representativas e associações parceiras, entre elas ASTCU, Sindilegis e Sindjus.

Créditos: Edy/ União Brasil na Câmara dos Deputados

Frente Parlamentar homenageia Tatiana Sampaio em sessão sobre mulheres na ciência e liderança no serviço público

A Frente Parlamentar da Ciência, Tecnologia, Pesquisa e Inovação (FPC&TPI) realizou, nessa quarta-feira (27), uma sessão especial no Senado Federal em homenagem às mulheres na ciência e à liderança feminina no serviço público. O encontro aconteceu no Plenário 6 da Ala Senador Nilo Coelho e reuniu pesquisadores, representantes de instituições de inovação, parlamentares e convidados.

A solenidade foi conduzida pelo deputado federal Carlos Henrique Gaguim (União-TO) e destacou a trajetória da professora e pesquisadora Tatiana Sampaio, responsável pelo desenvolvimento da polilaminina, biofármaco derivado da laminina projetado para estimular a regeneração de neurônios e promover a reconexão nervosa em casos de lesão grave da medula espinhal.

A pesquisa liderada por Tatiana representa um avanço promissor na medicina regenerativa. Lesões medulares graves estão entre as principais causas de perda permanente de movimentos e sensibilidade, afetando milhares de pessoas no Brasil e no mundo. A polilaminina surge como uma alternativa inovadora ao buscar estimular a recuperação neural e ampliar perspectivas terapêuticas para pacientes que hoje possuem opções limitadas de tratamento.

Durante a sessão, foi reforçado o papel do serviço público como motor da ciência e da inovação no Brasil. A homenagem à pesquisadora destacou a relevância das universidades públicas e dos institutos de pesquisa na produção científica nacional, além da necessidade de ampliar investimentos em ciência, tecnologia e inovação.

Em entrevista concedida ao Sindilegis durante o evento, Tatiana Sampaio destacou: “O mundo que a gente vive foi construído pelos homens. A gente não precisa só de espaço no mundo, a gente precisa mudar o mundo”, declarou.

Mulheres que transformam a ciência brasileira

O protagonismo feminino na ciência brasileira ganhou destaque durante a homenagem à pesquisadora Tatiana Sampaio no Senado Federal. Em um cenário historicamente marcado pela predominância masculina, cientistas brasileiras têm ocupado espaços estratégicos na produção de conhecimento, no desenvolvimento tecnológico e na liderança de pesquisas de impacto social.

A trajetória de Tatiana se soma à de outras mulheres que ajudaram a transformar a ciência nacional, como a geneticista Iris Ferrari, falecida em 2021. Vanguardista, a professora da Universidade de Brasília (UnB) trabalhou na instituição até os 89 anos e foi responsável pela criação do primeiro serviço de Genética Clínica do Distrito Federal, que já realizou atendimento gratuito a mais de seis mil famílias.

Iris também participou do desenvolvimento de técnicas utilizadas até hoje no diagnóstico de doenças hematológicas, como o mieloma múltiplo, além de atuar na implantação do serviço de transplante de medula óssea em Brasília. Sua atuação se tornou referência nacional na área biomédica e contribuiu diretamente para ampliar o acesso da população a tratamentos e diagnósticos especializados.

A homenagem promovida pela Frente Parlamentar reforçou ainda a importância das universidades públicas e dos institutos de pesquisa para a formação de mulheres cientistas e para o fortalecimento da produção científica brasileira.