CCJ do Senado votará reforma trabalhista na príxima quarta

Depois de ser aprovada na Comissão de Assuntos Econômicos e rejeitada na Comissão de Assuntos Sociais, a reforma trabalhista (PLC 38/2017) começou a ser analisada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado, nesta quarta (21). 

O relatírio do Líder do Governo, Senador Romero Jucá (PMDB-RR), foi lido e será votado no dia 28. Ficou definido ainda que haverá duas audiências públicas sobre o tema em 27 de junho.

A reforma trabalhista propõe mudanças em mais de 100 artigos na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). A principal delas diz respeito às negociações entre empregadores e empregados, que podem se sobrepor à legislação, ou seja, os acordos coletivos prevalecem sobre os termos da lei. 

Para o Sindilegis, tal reforma pode causar prejuízos não somente para os trabalhadores, mas também para os servidores, visto que a CLT é referência para o serviço público em assuntos ainda não regulamentados pelo Congresso Nacional, como o direito de greve e a negociação coletiva. 

A reforma trabalhista, caso aprovada, poderá abrir brechas que virão a afetar futuramente os servidores. Por isso acompanhamos atentamente a sua tramitação, apontou Petrus Elesbão, presidente do Sindilegis.

Compartilhe:

Veja também: