vMix Capture 28 agosto 2026 11-05-12

Celina Leão promete fortalecer quadros efetivos e mesa permanente com servidores em sabatina no ‘Café com Política’

A candidata à reeleição ao Governo do Distrito Federal, Celina Leão (PP), participou do ‘Café com Política: Serviço Público em Pauta’ nesta sexta-feira (28) e apresentou propostas para fortalecer os quadros efetivos do GDF, criar uma mesa permanente de negociação com o funcionalismo e ampliar a educação em tempo integral. Durante a sabatina, ela também falou sobre investimentos na saúde e a defesa do Fundo Constitucional.

A entrevista foi mediada por Valdir Ribeiro e contou com a participação de Alison Souza, presidente do Sindilegis e do Instituto Servir Brasil; e Ibrahim Yusef, presidente do Sindireta-DF.

O programa é uma iniciativa apartidária, promovida pelo Sindilegis, em parceria com o Instituto Servir Brasil, o Sindireta-DF e a Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB).

Atual governadora do DF, Celina destacou sua trajetória no Legislativo e no Executivo e afirmou que pretende manter uma relação de diálogo com os servidores. Para ela, a valorização do funcionalismo deve estar associada à melhoria dos serviços prestados à população e à responsabilidade na gestão dos recursos públicos.

Mesa permanente

Durante a entrevista, Celina defendeu o fortalecimento do serviço público e afirmou que a criação de uma mesa permanente de negociação pode aproximar o governo das entidades representativas. Questionada sobre a atualização do auxílio-alimentação dos servidores da administração direta, ela disse que as reivindicações devem ser discutidas de acordo com a capacidade financeira do Distrito Federal.

“O mais importante do que você falou aí, eu acho que é resgatar essa mesa de negociação. A gente, antes de iniciar, estava falando sobre isso. Isso é o contato direto, e sem cortes, ininterrupto, com a administração pública. Para você estar sempre dialogando e vendo o momento certo que a gente tem a condição financeira para fazer isso”, afirmou.

Celina também defendeu que a negociação seja fortalecida dentro do próprio governo, com participação da área econômica, para evitar que acordos sejam firmados sem previsão orçamentária.

Sobre o teletrabalho, afirmou ser favorável à modalidade, mas defendeu critérios de produtividade e regras que garantam tratamento adequado entre as diferentes carreiras.

Concursos públicos

A recomposição dos quadros do GDF foi outro destaque da sabatina. Na área da educação, Celina anunciou a substituição de cerca de 2,5 mil professores temporários por efetivos e afirmou que pretende abrir um novo concurso para a categoria.

“Na nossa gestão, não vai ser 60% mais, nós vamos ter menos de 50%, que ainda é muito alto, mas o compromisso é realmente ter 100% de servidores efetivos na rede pública de educação”, declarou.

A candidata também foi questionada sobre a convocação de aprovados em concursos para Auditor Fiscal de Atividades Urbanas Econômicas e para a carreira de Políticas Públicas e Gestão Governamental (PPGG). Segundo Celina, novas nomeações devem ocorrer conforme a necessidade de cada área, especialmente em setores que apresentam déficit de profissionais.

Educação em tempo integral

A ampliação da educação em tempo integral também esteve entre as propostas apresentadas. Celina afirmou que, atualmente, cerca de 15% das escolas do DF funcionam nesse modelo e que pretende alcançar 50% da rede nos próximos anos.

Segundo a candidata, a expansão deve ser acompanhada pelo fortalecimento da aprendizagem, com maior foco em disciplinas como português e matemática.

Fundo Constitucional

A defesa do Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF) também foi abordada durante a sabatina. Celina afirmou que pretende questionar no Supremo Tribunal Federal (STF) a legislação que, segundo ela, pode permitir mudanças na destinação de recursos de fundos públicos.

A candidata afirmou que uma eventual redução dos recursos poderia comprometer a previsibilidade orçamentária do DF e disse que pretende ajuizar uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) após a sanção da norma.

Carta-compromisso

Ao final da sabatina, Celina Leão assinou uma carta-compromisso, assumindo compromissos relacionados à valorização dos servidores públicos, ao diálogo permanente com as entidades representativas e ao fortalecimento do serviço público.

Assista à entrevista na íntegra a seguir:

Tags: No tags

Comentários estão fechados.