Centenas de filiados ao Sindilegis participam de 1ª assembleia de 2023

Centenas de filiados participaram nesta segunda-feira (30) da Assembleia Geral Extraordinária realizada pelo Sindilegis. A reunião abordou temas relevantes para os servidores públicos da Câmara, do Senado e do TCU, como ações coletivas, desdobramentos da recomposição salarial, gratificação de desempenho, reajuste da mensalidade, entre outros. O encontrou ocorreu presencialmente no Plenário 2 da Câmara dos Deputados e foi transmitido  pelo canal oficial do Sindilegis no YouTube.

Assista aqui.

Em relação às ações coletivas, o presidente do Sindicato, Alison Souza, atualizou os filiados sobre o andamento das mesmas e explicou os próximos passos dos processos. Segundo ele, o foco da Consultoria Jurídica no momento está na VPNI e nos Quintos. Os adicionais de especialização dos servidores – como o AEQ do TCU, o Adicional de Especialização da Câmara e a Gratificação de Desempenho do Senado – também foram pauta da reunião. Os temas são acompanhados pela equipe de Articulação Política.

Durante o encontro, foi aprovado o aumento de R$ 15, por ano, na mensalidade paga pelos filiados ao Sindilegis. Os sindicalizados puderam votar presencialmente e pelo chat do YouTube.

“A atualização do valor de contribuição ocorre após mais de 10 anos do último reajuste e se faz necessária por conta da inflação acumulada nesse período. Diante da conquista da recomposição salarial de 19,25% dos servidores, consideramos que este é o momento oportuno para reajustar o valor sem prejudicar os filiados, pois o acréscimo das mensalidades coincidirá com os reajustes salariais”, afirmou Alison Souza. O valor será atualizado a partir de fevereiro, quando será paga a primeira parcela da recomposição salarial dos servidores de 6%.

Os filiados aprovaram também o uso de R$ 258 mil mensais para compor um fundo de reserva para pagamento de despesas administrativas, trabalhistas e encargos sociais. O objetivo é que o fluxo de caixa não fique negativo e o Sindicato consiga honrar as despesas trabalhistas. De acordo com Alison, em seis meses o dinheiro será restituído.

A assembleia contou com a participação dos diretores Evaldo Araújo, Helder Azevedo, Magda Helena, Paulo Cézar Alves, Reginaldo Coutinho, André Galvão e Petrus Elesbão.