Centro Cultural do TCU recebe exposição “Traços da Sorte: Loterias no Acervo da Caixa”

Mostra apresenta como bilhetes de loteria conectam cidadão à arte

Todo mundo tem aquele amigo com o hábito de apostar na “fezinha” e que investe algum dinheiro nos jogos da Loteria.  Desde que a Caixa Econômica começou com as apostas, os jogos se tornaram presentes no imaginário nacional. Na quarta-feira (12), o Centro Cultural do TCU começou uma exposição que aborda a convergência entre os bilhetes e aspectos da cultura brasileira.

Divulgação SECOM/TCU

A mostra “Traços da Sorte: Loterias no Acervo da Caixa”, realizada em parceria com a Caixa, fica em exibição até o dia 21 de março e apresenta como os bilhetes de loteria conectam o cidadão à arte desde 1968, quando as cédulas comemorativas passaram a ser impressas com obras de diversos pintores brasileiros.

A exposição é composta por quarenta e duas obras de artistas como Di Cavalcanti, Djanira e Carlos Scliar. Também há esboços que permitirão a apreciação do processo criativo desde a sua concepção.  A curadoria é de Karina Inatomi e Shayadoh Tomaz.

Djanira Motta e Silva, Independência – 1968

A visitação é aberta de segunda a sexta, de 9h às 19h, e aos sábados, de 10h às 18h, e oferece ao visitante um mergulho na riqueza simbólica das obras que ilustraram extrações comemorativas nacionais, como o São João, a Inconfidência Mineira, Independência do Brasil, Natal e  o Carnaval.

O programa educativo oferece arte-educadores tanto para receber quem comparecer à exposição quanto às escolas que queiram agendar visitas, que incluem oficinas de arte, também abertas ao público – em geral aos sábados. A entrada é franca e o público poderá conhecer em conjunto a exposição “Percursos da Saúde no Brasil: A Contribuição do TCU”, que trata sobre os diferentes caminhos para melhorar a saúde pública no Brasil.

Serviço:

Traços da Sorte: Loterias no Acervo da Caixa

Visitação: 12 de fevereiro a 21 de março de 2020

Horários: Segunda a sexta, de 9h às 19h. Sábado, de 10h às 18h

Endereço: Setor de Clubes Esportivos Sul – SCES, Trecho 3, Lote 3, Centro Cultural TCU, 1° Subsolo, Brasília – DF, Instituto Serzedello Corrêa

Ilustração produzida pela SECOM/TCU.

Visitas mediadas: 3527-5221

Compartilhe:

Veja também: