Cerimônia premia finalistas do projeto Jovem Senador

Conhecer e partilhar os conhecimentos adquiridos em três dias de convivência dos estudantes no Parlamento para suas comunidades. Esta é a premissa do 7º concurso de redação do Senado Federal que selecionou o estudante com o melhor texto de cada estado brasileiro para o projeto Jovem Senador.

A iniciativa proporciona conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo no Brasil aos estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal de até 19 anos.

A cada ano é proposto um tema de redação como forma de ingresso. Este ano, o escolhido foi “Se eu fosse senador…”. A legislatura tem duração de três dias e inicia com a posse dos jovens senadores e a eleição da Mesa. Os trabalhos são encerrados com a redação dos autógrafos, aprovação dos projetos e a consequente publicação no Diário do Senado Federal.

Nesta terça-feira (18), os estudantes participaram de uma cerimônia no Salão Nobre da Casa, com premiações pela participação e a escolha das três melhores redações deste ano. O senador Paulo Davim foi o anfitrião e falou sobre a magnitude do projeto. “Este programa tem grande alcance social porque é incontestável. É onde se encontram os melhores de cada estado, sem apadrinhamentos. Vocês foram classificados e reconhecidos pelo mérito e qualidade textual através do tema apresentado. Parabéns a todos”, disse.

No período em que participam das atividades parlamentares, os alunos simulam o exercício de um mandato, apresentam e debatem suas sugestões legislativas que, se encampadas por um parlamentar, podem até se transformar em projetos de lei reais.

A vice-campeã do concurso de redação, Ana Paula Schwengber, da cidade de Buriti, Rondônia, lembrou que não tinha noção do que iria encontrar. “Pensei que era um trabalho simples. Porém antes de escrever minha redação, comecei a estudar as atividades do Senado e vi o tamanho da complexidade! Passa por muitas etapas e o consenso é feito por todos”, afirmou.

O vice-presidente do Sindilegis para o Senado, Petrus Elesbão, comentou sobre o papel de cada selecionado e o retorno deles para a sociedade. “Não adianta estarmos aqui sem a consciência de fazer com que esta certeza não chegue à ponta da sociedade. É por meio desta juventude que esta Casa se fará presente no interior do Brasil, nos lugares mais distantes. Tenho orgulho em participar de um Sindicato que apoia estas iniciativas”, destacou.

A grande campeã da cerimônia foi a estudante de Mato Grosso, Nathalia Lima Janones. Com a redação Uma educação que transforma, a vencedora agradeceu a oportunidade que o Senado proporcionou. “Em primeiro lugar somos grandes sonhadores e esta é a oportunidade de mostrar que cada estado brasileiro almeja por um país melhor. Mesmo sendo jovens conseguimos trazer muito para todo o país”, finalizou.

No final do evento, o senador Paulo Davim divulgou o tema para o Jovem Senador de 2015. “O tema será a Participação política no parlamento, nas ruas e nas mídias sociais. Peço a todos que divulguem, estimulem os amigos, colegas, professores. Enfim, toda a comunidade escolar e geral. Portanto vamos cair em campo para estimular a participação de todos os jovens”, concluiu.

Ouça aqui o áudio da redação de Nathalia Lima Janones, vencedora do concurso.