CGU é vencedora do Prêmio “Rede Governança Brasil”

Iniciativa do ministro Augusto Nardes que conta com o Sindilegis como parceiro também premiou a ANAC e o Banco Central, que ficaram com segundo e terceiro lugar respectivamente

Na última quinta-feira (10), a sede do Sindilegis foi palco para a entrega do Prêmio da Rede Governança Brasil – movimento cívico formado por diversos profissionais comprometidos em disseminar a Governança Pública pelo país –, que busca premiar as três organizações que possuem boas práticas de governança pública como requisito fundamental em sua gestão. Em 2020, a Controladoria-Geral da União se destacou pelo primeiro lugar; em segundo, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac); e, em terceiro, o Banco Central.

Criada em 2019 pelo ministro do TCU Augusto Nardes, juntamente com seu assessor, Luís Afonso Gomes Vieira, e sua filha, Cristiane Nardes Farinon, a Rede Governança surgiu após um senso de urgência sobre a necessidade de uma implementação efetiva da boa governança no âmbito da administração pública.

Além do Brasil, a Rede conta com colaboradores na Argentina, em Portugal e na Itália, tendo quase 200 voluntários trabalhando de forma colaborativa por um país melhor. “A Rede atua em 22 áreas temáticas, divididas entre comitês e grupos de trabalho, totalizando em 346 ações operacionais em andamento e previstas no planejamento estratégico 2020-2024”, explica Nardes.

O presidente do Sindilegis, Petrus Elesbão, reafirmou o compromisso da entidade com o projeto. “Quando nós assumimos o Sindicato, três palavras foram o norte da nossa gestão: propósito, união e ação. E tenho certeza que continuarão sendo na próxima gestão que vem por aí. Projetos que caminhem com esse mesmo objetivo estão sempre no radar do Sindilegis e um dos exemplos mais admiráveis é o Rede Governança”.

O ministro da CGU, Wagner Rosário, que esteve presente para receber o prêmio em nome da instituição, afirmou que a Rede tem uma importância ímpar, principalmente por meio de seus voluntários: “São eles que atuam nessa área para trazer boas práticas, formas de como trabalhar corretamente e aplicar melhor os serviços públicos, tudo dentro desses conceitos de governança”.

Iniciativa brilhante – O Prêmio foi criado pela Rede Governança Brasil e visa atribuir mérito à atuação relevante dos órgãos públicos na esfera federal. De acordo com Nardes, a governança é um excelente caminho para as mudanças necessárias para o Brasil. Ele também enalteceu a parceria com o Sindicato: “Agradeço muito ao Sindilegis pelo grande apoio a este evento, especialmente ao Petrus [Elesbão] e ao novo presidente eleito Alison [Souza], pela cooperação e solidariedade. Juntos vamos transformar o Brasil”.

O presidente da Anac, Juliano Alcântara, se mostrou honrado pela conquista do segundo lugar. “São anos de trabalho e investimento em planejamento estratégico, transparência, gestão por desempenho. Fazemos de tudo para atendermos melhor, para termos um País desta grandeza evoluindo sempre”.

Confira reportagem feita pela TV Bandeirantes sobre o assunto clicando aqui.